Canção da Arma de Material Bélico

Nos paióis, nas oficinas Enfrentando ardis e minas, Porfiaremos de alma forte, Com denodo e valentia. Noite e dia sem cessar, Cumpriremos nosso dever, Pouco importa vida ou morte, Nosso intuito é vencer.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.

Com esforço de gigante, Seguiremos sempre avante, Sem temer treva ou metralha, Cumpriremos a missão. Apoiando a vanguarda, Quer no ataque ou na defesa, Do triunfo na batalha, Levaremos a certeza.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Movimento "Fica, Coronel" defende permanência de comandante à frente da PM no próximo governo

Movimento Fica Coronel defende permanência de comandante à frente da PM O movimento é pioneiro no estado e o segundo do país. Uma comissão formada por mais de 10 policiais militares, um advogado, um empresário e um representante da sociedade civil está liderando o "Fica, coronel", que defende a permanência do coronel Araújo Silva como comandante geral no RN, mesmo após a mudança de governo.

O grupo foi formado há cerca de dois meses, e o movimento foi intensificado com o resultado das últimas eleições, que determinaram a vitória, no primeiro turno, da candidata Rosalba Ciarlini (DEM). Com a iminente troca de gestores - Araújo Silva foi nomeado em abril pelo atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) --, começaram as especulações sobre possíveis substitutos, embora, oficialmente, nenhum nome tenha sido divulgado.

"O comandante é humano, conversa com a tropa, ouve e procura resolver os problemas que levamos até ele. Além disso, não precisamos marcar horário para falar com ele", afirmou a soldado Glaucia Paiva, lotada na Companhia Feminina.

Outro ponto ressaltado pela militar, que tem um blog na internet onde publica as ações do movimento "Fica, coronel", foi o fato de o coronel ter concretizado, em pouco tempo à frente da PM, promoções esperadas há anos. "Ele também fez promessas acerca de um novo concurso para 2011, algo que tem gerado expectativa há anos", completou. Glaucia fez uma enquete no blog perguntando sobre a permanência do coronel e, segundo a soldado, entre 80 e 90% dos internautas que visitaram a página votaram pelo "fica".

O soldado Joniere Alves, outro integrante da comissão, afirmou que a primeira vez que um grupo de PMs resolveu mobilizar-se pela permanência de um comandante geral foi em Minas Gerais. O grupo potiguar entregou, no final do mês passado, uma carta aberta ao coronel Araújo Silva, manifestando o desejo da continuidade da gestão. "Em dezembro, iremos entregar outra carta aberta, mas para a governadora eleita, Rosalba Ciarlini, e o vice, Robinson Faria (PMN)", comentou o saldado.

A reportagem entrouem contato com o coronel Araújo Silva, por telefone, na tarde de ontem, mas o comandante não quis comentar o movimento. Segundo os policiais, um abaixo-assinado está sendo levado aos batalhões do estado e também divulgado junto à sociedade civil. A comissão responsável pelo "Fica, coronel" está deixando cópias do documento em pequenas empresas, pedindo a adesão das comunidades.

Trajetória

Francisco Canindé de Araújo Silva tem 46 anos. O militar nascido no município potiguar de São Bento do Trairi ingressou na PM há 25 anos. Antes de ocupar o cargo de comandante geral, esteve à frente do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC), agora Comando de Policiamento Metropolitano. Em sete meses à frente da corporação, promoveu a descentralização de gestão, com a criação de comandos regionais, levou mais policiais às ruas e promoveu centenas de PMs.

Coronel Araújo, como é mais conhecido, costuma deixar claro sua posição sobre o reconhecimento daqueles que fazem um trabalho consistente na polícia, concedendo méritos e oportunidades de atualização profissional.

Proerd promove festa e forma nova turma com oito mil alunos

 O Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) promove mais um grande evento de formação de alunos. No próximo dia 11 de dezembro, oito mil alunos, de 110 escolas estaduais e municipais, farão o juramento de “não as drogas”.

Este evento, em especial, será realizado no estádio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. Os alunos formandos estão cursando o 5º ano do ensino fundamental I, com faixa etária entre os 9 e 12 anos; e do 7º ano do ensino fundamental II, com faixa etária entre os 12 e 14 anos.

Para comemorar, a Polícia Militar organiza neste segundo semestre o show da prevenção. Com isso, o evento terá a participação de artistas como Isaque Galvão, Lane Cardoso, a banda The Frois e os artistas do Circo Grock.

Outro destaque da festa é que durante a formação, a área externa no ginásio Nélio Dias receberá a 3ª Mostra da Prevenção, onde serão disponibilizados a visitações diversos equipamentos de prevenção.

O projeto é parceria do Proerd com Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Guarda Municipal, Grupo de Escoteiros e outras instituições

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Gangues: adolescente é agredido com barra de ferro na cabeça

 A rivalidade entre gangues mais uma vez resultou em violência. Na manhã desta terça-feira (16), um adolescente foi agredido na cabeça com uma barra de ferro. O incidente aconteceu na parada de ônibus em frente ao shopping Via Direta.

Segundo informações de populares, a vítima estava na parada, quando por volta das 11h, um grupo de quatro adolescentes e duas meninas se aproximou dele e o agrediu.

Um dos jovens arrancou uma barra de ferro do portão do shopping e desferiu o golpe na cabeça do adolescente. A vítima caiu desacordada. Diante da gravidade da lesão, os acusados da agressão saíram correndo e chegaram a levar a barra de ferro.

Um homem que não quis se identificar disse que viu os adolescentes correndo em direção ao campus da UFRN e as meninas que estavam com ele pareciam chorar.

“Um deles, um moreno baixo, estava segurando uma barra na mão e as meninas chorando. Foi ai que pensei que tinha tido alguma coisa aqui no Via Direta. Quando cheguei vi o rapaz desmaiado”, afirmou.

A reportagem tentou conversar com várias pessoas que estavam na parada, mas elas não quiseram contar o que viram, temendo algum tipo de represália. Logo após a briga, a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionados.

O adolescente, que chegou a vomitar durante o atendimento dos médicos, foi socorrido e encaminhado ao hospital Walfredo Gurgel. Os policiais militares ainda realizaram algumas buscas no local, no entanto, nenhum suspeito foi encontrado.

Algumas pessoas disseram, contudo, que os jovens que agrediram o adolescente estavam vestindo farda da Escola Estadual Floriano Cavalcanti, o Floca.

Adolescentes de 17 anos são assassinados na Cidade da Esperança

Dois adolescentes de 17 anos foram alvos da criminalidade, na noite desta segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República. As vítimas foram atingidas por disparos de arma de fogo. Um deles morreu no local e o outro chegou a ficar internado em estado grave, mas também não resistiu.

Segundo informações da polícia, os adolescentes estavam na rua Vicente Celestino, na Cidade da Esperança, quando por volta das 20h dois homens se aproximaram em uma motocicleta e começaram a atirar.

Nelson Fernandes da Costa foi alvejado na cabeça e acabou morrendo no próprio local. Já o colega dele, identificado como Adenilson Ferreira do Vale, também foi baleado. No entanto, ele conseguiu correr e sobreviveu.

O adolescente foi socorrido e encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde ficou internado em estado grave durante toda a madrugada. Contudo, no início da manhã desta terça-feira (16), ele acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.

Logo após a tentativa de duplo homicídio, os criminosos fugiram sem serem identificados. Os policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar ainda realizaram várias diligências, mas não conseguiram encontrar nenhum suspeito. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por rivalidade entre gangues.

Polícia fecha boca de fumo na zona Norte e prende casal acusado de tráfico

A polícia desbaratou mais uma boca de fumo na zona Norte de Natal. Localizado na rua Comandante Costa, no Jardim Progresso, o ponto de venda de drogas foi fechado por volta da 1h da madrugada desta terça (16).

De acordo com informações do tenente Ulisses Carvalho, a polícia recebeu denúncias de que haveria um ponto de drogas no local e organizou diligências para investigar. Chegando a uma das residências da rua Comandante Costa, os PM’s encontraram José Maria e Maria Elizama, de 35 e 37 anos, respectivamente.

Além de companheiros, os dois seriam cúmplices no negócio de venda de entorpecentes. Com os acusados, a polícia encontrou 35 pedras de crack, uma trouxa de maconha, eletro-eletrônicos como DVD, televisão, celulares e aparelhos de som para carros, que o tenente Ulisses acredita serem frutos de troca por droga. Os policiais encontraram ainda R$ 200,00.

João Maria e Maria Elizama já tinham passagem pela polícia, ele por tráfico e furto.

Total de visualizações de página