Canção da Arma de Material Bélico

Nos paióis, nas oficinas Enfrentando ardis e minas, Porfiaremos de alma forte, Com denodo e valentia. Noite e dia sem cessar, Cumpriremos nosso dever, Pouco importa vida ou morte, Nosso intuito é vencer.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.

Com esforço de gigante, Seguiremos sempre avante, Sem temer treva ou metralha, Cumpriremos a missão. Apoiando a vanguarda, Quer no ataque ou na defesa, Do triunfo na batalha, Levaremos a certeza.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.



sábado, 5 de fevereiro de 2011

Trio rouba veículo e faz arrastão em residência na zona Norte de Natal

Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, e um homem de 19, identificado como Ariel Breno das Merce Silva, foram presos na noite desta sexta-feira (4) próximo à Praça das Mangueiras, na zona Norte de Natal. O trio é acusado de invadir uma residência na avenida Pompéia, Loteamento Nova República, fazer um arrastão e roubar o veículo da vítima, um Fiat Doblô de placa NOA 1817.

O crime aconteceu por volta das 20h40, quando os assaltantes renderam o homem em frente à sua casa, tomaram o veículo de assalto e depois invadiram a residência, onde fizeram um arrastão de produtos eletrodomésticos.

Quando os bandidos foram embora, a vítima entrou em contato com a Polícia Militar, através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que repassou a ocorrência para a viatura 431, responsável pela área.

Segundo informações do tenente Alves, no momento em que eram passados os dados para a viatura, os soldados identificaram o veículo na avenida Itapetinga. “Foi então iniciada uma perseguição que durou cerca de 8 minutos. Os acusados tentaram fugir pela estrada da Redinha, houve troca de tiros, mas os policiais conseguiram atirar em um dos pneus da Doblô e efetuaram a prisão”, explicou.

A rendição aconteceu próximo à Praça das Mangueiras, por trás do Carrefour da zona Norte. Com os bandidos, além de um revólver calibre 38, foram encontrados computador, home theather, duas TVs de LCD e aparelho celular. Eles foram encaminhados à Delegacia de Plantão da Zona Nortes, onde foram reconhecidos pela vítima e autuados em flagrante.

JUIZ RELAXA PRISÃO DE BANDIDOS QUE ATIRARAM NO MAJOR MARLON POR ENTENDER TER SIDO ILEGAL

O Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal relaxou a prisão de dois dos envolvidos presos acusados de atirarem contra o Major Marlon, ex Comandante da ROCAM, em Natal.

Tiago da Silva Lopes e José Robério Ferreira Damasceno foram presos no último dia 25 de janeiro por agentes da DEICOR em conjunto com setor de inteligência do BPCHOQUE.

Apesar de ter sido encontrado com Tiago da Silva Lopes, o "Pica-pau", uma espingarda "bate-bucha" e 3 munições calibre .38, e além de ter afirmado ser foragido da Justiça da Paraíba. O Magistrado entendeu que as prisões não obedeceram o que preceitua a Lei.

Para o Juiz, apesar de José Robério estar envolvido no assalto em uma residência de Cidade Satélite, que culminou com o ferimento a bala do oficial da PMRN, "em momento nenhum há prova de que as prisões foram feitas em flagrante delito. Inclusive, em relação ao preso José Robério Ferreira Damasceno não há, sequer, base legal mínima para a sua prisão".

Já a prisão do acusado Tiago da Silva, o Magistrado entendeu ser nula já que a prisão em flagrante não obedeceu aos ritos legais. No entender do Juiz, os policiais adentraram na casa ilegalmente já que não visualizaram a arma apreendida antes, mas apenas depois de adentrarem na residência que encontraram os materiais ilícitos.

Para o Juiz, "embora seja uma prática rotineira a violação da casa de pessoas pobres, porque a polícia não entra assim em moradores das classes ditas altas, não se pode continuar tolerando a arbitrariedade. Desde há muito se sabe que os policiais não podem desconhecer a lei que não se pode entrar na casa de ninguém pobre ou rico sem mandado judicial, salvo na hipótese de flagrante próprio, o qual não existe com denúncia anônima. Nem se diga que depois se verificou o flagrante porque quando ele se deu já havia a contaminação pela entrada inconstitucional no domicílio".

Ao fim, o Juiz classificou de desastrada a "operação" policial, a qual "pôs tudo a perder".

Trio é preso na Baixa da Coruja com quase 10 kg de maconha

A Polícia Militar realizou uma operação bem sucedida na noite de ontem (3) e apreendeu quase 10 kg de maconha. Três pessoas foram presas, na comunidade conhecida como Baixa da Coruja, no Jardim Lola.

A ação policial foi realizada por volta das 22h, pouco antes do apagão que afetou toda a região Nordeste. De acordo com o tenente Oliveira, do 11º Batalhão da Polícia Militar, a droga foi levada a São Gonçalo do Amarante em um táxi, mas antes fez um trajeto em barcos, no rio Potengi.

“Os policiais da viatura 1125 faziam patrulhamento na área da Baixa da Coruja, onde observaram três pessoas em um táxi. Eles fizeram a abordagem e acabaram encontrando a maconha”, conta.

Tenente Oliveira informou que a droga estava prensada e já com a indicação de peso em cada tablete, que indicava inicialmente cerca de 30 kg. No entatno, a droga foi pesada no Itep e chegou-se a quantidade de quase 10 kg.

“Os acusados disseram que essa droga foi transportada de barco, via rio Potengi, até a Zona Norte de Natal. Lá, eles receberam o material e colocaram no táxi”.

Foram presos em flagrante Rosângela de Lima Martins, de 25 anos, Friedrich Costa Eugênio, de 28 anos, e o taxista Erinaldo Lopes, em 37 anos. Eles foram levados à Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram autuados por tráfico de drogas.

Ainda de acordo com o tenente Oliveira, os acusados confirmaram que a droga já estava pronta para ser comercializada na área de São Gonçalo do Amarante. A polícia deverá rastrear agora de onde veio a maconha.

Polícia Militar realiza operação em cidades do Oeste e Alto Oeste

A Polícia Militar intensificou neste final de semana o trabalho de abordagem e fiscalização na região do Oeste e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Cidades como Apodi, Caraúbas, Olho dágua dos Borges, Umarizal, Martins, Serrinha dos Pintos, Riacho da Cruz, Itaú e Severiano Melo foram "vasculhadas" em uma operação saturação, com o objetivo de coibir as ocorrências de crimes, prendendo foragidos, apreendendo armas, drogas e também no trabalho de fiscalização dos veículos que trafegam nas rodovias estaduais.

Segundo o http://oguardiaodaserra.blogspot.com/, pertencente a Polícia Militar de Martins, a operação foi comandada pelo capitão Brilhante, com os auxílios dos tenentes Passos e Daniel, representantes dos municípios de Apodi, Caraúbas e Martins, respectivamente.

O resultado do primeiro dia de operação resultou em uma apreensão de arma de fogo, durante uma abordagem em um bar, assim como o fechamento de uma casa de jogo, onde foram encontrados adolescentes.

A operação seguirá em dias e horários alternados, sem itinerário prévio, onde serão realizadas visitas de surpresa em algumas cidades da região.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PEC 300 – Últimas Notícias




Com a posse dos novos deputados federais brasileiros, a Proposta de Emenda Constitucional de número 300, a PEC 300, que estabelece o piso salarial nacional para policiais e bombeiros brasileiros, começa a ser comentada novamente nas redes de discussões policiais, e já existe um planejamento de manifestações em favor da medida nas 14 capitais brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo. A primeira foi Fortaleza:



Cerca de quatro mil pessoas, entre policiais civis e militares e bombeiros militares, da ativa e da reserva, familiares dos praças e oficiais, políticos e representantes sindicais participaram, na manhã de ontem, da segunda manifestação em Fortaleza pela aprovação do Projeto de Emenda Constitucional de número 300 (a PEC 300), que propõe melhoria salarial para a categoria em todo o País.

Fortaleza foi escolhida para sediar a primeira manifestação pró-PEC 300 em 2011 por ser uma das capitais nordestinas que sediarão a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Outras cidades onde ocorrerá o evento farão atos semelhantes nas próximas semanas.

Nivelar

A PEC 300 já foi aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados, no ano passado. Mas, antes de ir para o Senado passará por nova apreciação dos deputados federais.

Na sua essência, a emenda constitucional prevê como principal objetivo nivelar os salários (soldos) de todos os policiais civis e militares e bombeiros militares brasileiros, criando, assim um piso nacional para os trabalhadores do setor da Segurança Pública.

A manifestação de ontem teve início por volta de 9 horas, quando os participantes concentraram-se no Aterro da Praia de Iracema e saíram em caminhada pela Avenida Beira-Mar, puxados por dois trios elétricos. Portando faixas, cartazes e vestindo coletes amarelos, os policiais receberam o apoio de quem estava no calçadão. Representantes das associações que congregam as categorias avaliaram o ato público como positivo, dado o número expressivo de participantes. Policiais militares que estavam de serviço naquele setor da Capital mantiveram-se à distância, mas foram saudados pelos colegas que participavam do ato.

Copa

Entre os convidados para a caminhada estava Antônio Moraes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol). Entusiasmado com o nível de participação na manifestação, ele afirmou que outras capitais nordestinas onde ocorrerão eventos da Copa já estão se organizando. Moraes lembrou que a escolha de Fortaleza para sediar o primeiro ato de apoiamento à PEC-300 foi uma decisão tomada durante o X Congresso Nacional da Confederação Nacional de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e da segunda reunião do Conselho Nacional das Entidades, realizada em novembro do ano passado, em Brasília. Representantes da categoria de policiais civis e militares de outros Estados brasileiros, como São Paulo e Pernambuco, também engrossaram a manifestação.

Os deputados federais Eudes Xavier e Raimundo Gomes de Matos, além do deputado estadual Delegado Cavalcante, e o vereador Leozinho, subiram nos trios elétricos para proferir rápidos discursos em favor das categorias. A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci), Inês Romero Lima, ressaltou a união das classes policiais para que a campanha seja vitoriosa. "Precisamos unir nossas forças e obter o apoio da sociedade", afirmou o subtenente Pedro Queiroz, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Aspramece).

Aprovada

No passado, a Câmara dos Deputados garantiu a PEC 300 em primeira votação. A matéria foi homologada por 393 votos, com duas abstenções. Na segunda votação, para este ano, os parlamentares poderão retirar (destacar) parte da proposição a ser votada para, em seguida, a matéria ir à nova apreciação.

De acordo com a emenda, uma lei federal definirá o piso salarial dos policiais civis e militares e dos bombeiros dos Estados, que passarão a receber na forma de subsídio. A mesma lei criará um fundo para ajudar os Estados a cumprir o novo piso, disciplinando o funcionamento do fundo e os recursos a ele destinados.

A lei também definirá o prazo de duração desse fundo. A partir da promulgação da futura emenda constitucional, o Executivo terá 180 dias para enviar o projeto dessa lei ao Congresso.

Parar

Durante a caminhada, alguns policiais civis e militares não descartaram a possibilidade de paralisações. Porém, a disposição geral da categoria é apostar no apoio da sociedade e dos parlamentares para que a emenda seja aprovada.

Participação

4 mil pessoas participaram da caminhada em prol de melhoria salarial para policiais civis, PMs e bombeiros. A concentração teve início no Aterro da Praia de Iracema e seguiu pela Beira-Mar

14 estados brasileiros deverão realizar atos de apoio ao movimento dos policiais e bombeiros. As cidades escolhidas para os atos são as que sediarão a Copa do Mundo de 2014

O interessante é que a PEC 300 está surgindo na mídia de maneira espontânea. O G1, site de notícias da Rede Globo, fez um levantamento com os 513 deputados que assumiram seus mandatos, questionando suas opiniões sobre 13 temas, entre eles, a PEC 300. Vejam o que disseram os parlamentares ao responder à pergunta “É a favor da definição de piso nacional para policiais civis, militares e bombeiros?”:



Além disso, o Instituto FSB Pesquisa fez uma consulta aos deputados em relação a quais temas deveriam ser prioritários no primeiro semestre de 2011. A PEC 300 foi uma das mais citadas entre os políticos.

A intenções do Governo Federal de boicotar a PEC 300 já foram explicitadas, desde o Governo Lula. É preciso que os policiais e bombeiros brasileiros atuem no máximo de frentes possíveis (manifestações, reuniões, assembléias, produção de material etc) no sentido de pressionar os políticos para que a PEC seja aprovada. É a dignidade do trabalhador de segurança pública brasileira que está em jogo…

Quadrilha do RN planejava roubar R$ 1 milhão do BB no interior do Ceará

Policiais cearenses continuam a busca pelos integrantes da quadrilha oriunda do Rio Grande do Norte que matou um policial militar, deixou dois feridos e planejou roubar R$ 1 milhão na tentativa frustrada de assalto ao Banco do Brasil de Jaguaribara, na manhã de terça-feira (1).

Em contato com policiais do Ceará, a informação é que o mossoroense Djangues Santiago da Cruz, 35, um dos envolvidos no bando, foi preso em uma loja na cidade de Jaguaretama. Ele estava armado com duas pistolas calibre 380. O acusado é foragido da Cadeia Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, e residia em Limoeiro do Norte desde então.

Djangues teria revelado que o plano para assaltar a agência do Banco do Brasil em Jaguaribara foi arquitetado no final de semana anterior no interior da Paraíba onde os assaltantes estavam montando base.

Ainda pelas informações do acusado, todo levantamento para o assalto foi feito na segunda-feira (31), véspera do crime. O motivo era que na terça-feira (1) à tarde um carro-forte abasteceria a agência bancária com R$ 1 milhão.

Sabe-se que um dos envolvidos na quadrilha é Gustavo Honorato de Santana, o “Irmãozinho”, que teve participação no assalto ao Banco do Brasil, em Martins, há cinco anos. Mais três pessoas são apontadas como integrantes do bando.

Na quarta-feira, o delegado Luciano Barreto, titular da delegacia de Russas (CE), esteve em Caicó com objetivo de ouvir o depoimento de uma pessoa que teria envolvimento na negociação do Gol placas NPT-5730, de Parelhas (RN), utilizado pelos bandidos para chegar e depois fugir da cidade.

Luciano passou a quarta-feira no Seridó do Rio Grande do Norte. Ele veio checar a informação de um endereço onde residiria um homem com possível envolvimento na negociação do veículo usado pelos assaltantes.

Contudo, o delegado regional de Caicó, George Davi, o veículo em questão foi negociado nas cidades de Parelhas, Patos e São Bento, estas últimas no interior do RN. “Esse carro foi tomado de assalto domingo na estrada que liga São Bento a Jardim de Piranhas”, informou.

Polícia ainda procura sete bandidos que participaram de ofensiva à DP no interior




Franciélio de Assis Silva e Shênia da Silva Costa foram os dois únicos presos pela polícia


Dos nove bandidos que participaram da invasão a uma delegacia em São Miguel do Gostoso, na noite da quarta-feira (2), sete continuam foragidos. Os bandidos, que utilizaram um Celta alugado e outro com placa clonada para a ação, feriram PMs e roubaram uma arma com o suposto objetivo de neutralizar os policiais para assaltar caixas eletrônicos na cidade. Até o momento, apenas dois bandidos foram capturados.

Franciélio de Assis Silva, de 24 anos, foi um dos criminosos que participou da ação. A outra pessoa presa foi Shênia da Silva Costa, de 25 anos, e apontada como uma das namoradas do traficante Alexandro Freitas de Souza, de 21 anos, conhecido como "Senhor". Ela, que tentava buscar Senhor em um posto de gasolina junto com o filho de um ano, estava presa e foi solta há sete dias. Shênia responde a três processos, sendo dois por tráfico de drogas e um por assalto a mão armada.

Mesmo não tendo participado diretamente da ação dos bandidos, Shênia, de acordo com a delegada Sheila Freitas, da Divisão Especializada em Combate ao crime Organizado (Deicor), vai ser indiciada por formação de quadrilha.

Bandidos do RN matam soldado e ferem mais dois no interior do Ceará

Policiais do Rio Grande do Norte e do Ceará estão na caça de uma quadrilha de assaltantes que matou um policial militar e feriram mais duas pessoas no interior cearense na manhã da segunda-feira (1).

Segundo informações da polícia cearense, os bandidos são do Rio Grande do Norte e a intenção deles era assaltar uma agência bancária e resgatar alguns presos detidos na cadeia pública de Jaguaribara, distante 230 quilômetros de Fortaleza.

O tiroteio aconteceu às 9h numa das ruas mais movimentadas da cidade, a Vereador Sobrinho, onde estão os principais estabelecimentos comerciais, além da agência do Banco do Brasil.

Um Gol prata, com placas do Rio Grande do Norte, estaria circulando nas ruas da cidade desde a segunda-feira (31). Desconfiados, dois policiais do pelotão da cidade encontraram o veículo suspeito perto do banco. Ao se aproximarem do Gol, os PMs foram surpreendidos pelos bandidos, que apareceram atirando.

Acuados, os policiais tentaram se esconder em casas próximas enquanto a troca de tiros continuava. Ao ouvir os disparos, o inspetor Antônio Torres Landim, chefe da unidade da Polícia Civil da cidade, foi até o local e foi rendido pelos assaltantes sendo baleado coxa e no pé.

Prestes a ser executado por um dos bandidos que estava com a arma apontada em sua cabeça, o inspetor foi salvo pelo soldado Antônio Carlos Nogueira da Silva, baleado e morto pelos assaltantes.

Após toda confusão, os integrantes da quadrilha embarcaram no Gol prata e fugiram em direção ao município de Alto Santo. Lá, um novo tiroteio. Dessa vez com um sargento, que estava na viatura do destacamento da cidade de Potiretama e foi baleado no braço.

Dois dos cinco assaltantes foram feridos e todos fugiram pelo matagal. Um dos homens que está foragido é Gustavo Honorato Santana, o “irmãozinho”, que em 2006 teve participação no assalto ao Banco do Brasil, em Martins, de onde foram roubados R$ 260 mil.

No carro dos bandidos, Gol placas NPT-5730, de Parelhas (RN), foi encontrado sangue, uma escopeta calibre 12, e muita munição. Nesta quarta-feira (2), um dos suspeitos de envolvimento com a quadrilha foi preso em Jaguaretama.

Policiais cearenses informaram que o mossoroense Djangues Santiago da Cruz, 35, estava hospedado em uma pousada quando foi preso. Armas e munição foram encontradas com ele.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bandidos assaltam agência dos Correios de Pendências

A agência dos Correios do município de Pendências, no interior do estado, foi assaltada às 2h20 da manhã de hoje. Os bandidos fizeram de refém um vigia de rua e conseguiram fugir levando dinheiro em espécie e cheques em dois carros.

Segundo informações do Major Marco, Comandante da Polícia Militar da região, quatro homens chegaram em um carro, modelo Civic, pegaram um vigia noturno de rua como refém e arrombaram o portão de entrada da agência. Lá dentro, eles arrombaram o cofre e roubaram uma quantia não divulgada em dinheiro e cheques.

Do lado de fora dos Correios, um carro branco, modelo Gol, ficou dando cobertura aos assaltantes. Uma viatura da PM chegou rapidamente ao local, mas não conseguiu flagrar os bandidos, que fugiram em direção a Touros.

O Honda Civic foi encontrado abandonado no município de João Câmara na manhã de hoje.

Dupla de estelionatários é presa acusada de faturar cerca de R$ 40 mil em Natal


Dois homens foram presos acusados de faturar pelo menos R$ 40 mil aplicando golpes no bairro de Cidade Alta, centro de Natal, nessa segunda-feira (31). Segundo o delegado Elivaldo Jácome, titular da 1ª delegacia da Cidade Alta, a dupla usava dados de idosos para falsificar documentos e fazer empréstimos em agências financeiras da capital potiguar. Várias
cédulas de identidades em branco, documentos falsos e cartões clonados foram apreendidos com os acusados, além de cheques roubados.

O delegado conta a prisão se deu por volta das 16h da segunda, depois que os acusados deixaram uma agência de financiamentos da Avenida Rio Branco. "Eles tinham acabado de conseguir um empréstimo no valor de R$ 5 mil, usando documentação falsa". O mecânico pernambucano André Oliveira da Silva, 37 anos, e o taifeiro aposentado potiguar Djalma Gregório de Olveira, 57, foram atuados em flagrante por tentativa de estelionato e uso de documentos falsos. Além disso, o pernambucano foi autuado por receptação. "Encontramos com esse três cheques roubados que ele diz ter comprado no Centro".

Elivaldo Jácome explica que André Oliveira é o cabeça do golpe. "Ele conseguia os dados de vários aposentados, se passando por agenciador. Com as cédulas em branco, chamadas de espelho, ele confeccionava documentos falsos e usava a foto de outro idoso, nesse caso, o Djalma, para fazer os empréstimos". Segundo o delegado, o acordo firmado entre a dupla era de que o aposentado ficaria com 30% do valor adquirido, enquanto que o pernambucano ficava com o restante.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mulher morre de tanto cheirar Loló no bairro Planalto

Francineide Josimário dos Santos, de 32 anos, foi encontrada morta em sua residência na Rua Anum, no Conjunto Santa Clara do Planalto, em Natal, na noite de ontem.

Segundo o relatório de ocorrências da Delegacia de Plantão da Zona Sul, ela passou dois dias cheirando loló e o organismo não resistiu.

O Loló é um entorpecente preparado a base de clorofómio ou num método mais caseiro, utilizam misturas de álcool etílico ou benzina e éter, ressaltando que todas essas substâncias são cancerígenas.

O uso deste entorpecenete é proibido, e pode causar paradas cardíacas. De acordo com estudos, esta droga destrói células do cérebro.

Ao ser encontrada na sua residência, Francineide esta sozinha. O corpo foi encaminhado para análise no Itep.

Homem é executado a tiros na Comunidade do Japão

Mais um crime de execução ocorreu na manhã deste sábado (29), em Natal. Um homem identificado apenas por “Luizinho” foi encontrado morto com várias marcas de disparos de arma de fogo na rua Bandeirantes, Comunidade do Japão, Zona Oeste de Natal. O crime ocorreu por volta das 10h20, em uma escadaria da rua.

Quando a polícia chegou ao local do crime, encontrou Luizinho já morto, jogado na escadaria. De acordo com o tenente Diego Meira, da Polícia Militar, atendeu à ocorrência e conta que não conseguiu obter muitas informações da população. “Ninguém soube citar características do acusado, ou identificar arma ele utilizou para cometer o homicídio. Lá na comunidade imperou a lei do silencio”, disse.

Segundo o tenente, a vítima estava sem camisa, e vestia uma bermuda floral, de cor vermelha. Luizinho tinha várias tatuagens pelo corpo, dentre elas, o nome de Jesus no braço esquerdo e uma estrela em um dos ombros.

Total de visualizações de página