Canção da Arma de Material Bélico

Nos paióis, nas oficinas Enfrentando ardis e minas, Porfiaremos de alma forte, Com denodo e valentia. Noite e dia sem cessar, Cumpriremos nosso dever, Pouco importa vida ou morte, Nosso intuito é vencer.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.

Com esforço de gigante, Seguiremos sempre avante, Sem temer treva ou metralha, Cumpriremos a missão. Apoiando a vanguarda, Quer no ataque ou na defesa, Do triunfo na batalha, Levaremos a certeza.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Açogueiro é assassinado a tiros em frente de casa no interior do RN

O açogueiro Fabiano Alves Bezerra, 28 anos, foi assassinado a tiros na noite dessa sexta-feira em frente a sua casa, na cidade de Pau dos Ferros, a 400km de Natal, Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 19h45, quando um homem não identificado chegou em uma motocicleta e atirou quatro vezes contra Fabiano Alves, que estava sentado em uma cadeira na calçada de sua residência.

O açogueiro foi atingido no abómen, braço e cabeça, morrendo no local. Segundo a polícia, a esposa da vítima, Francisca Eliecí Pereira da Silva saiu em defesa do marido e foi atingida por um tiro na região abdominal, mas foi encaminhada para o Hospital Regional e não corre risco de morte.

Após o isolamento do local, todas as viaturas da região realizaram buscas, também no Ceará, mas até a manhã deste sábado não foi localizado e nem identificado o autor dos disparos.

PM localiza casa com dois carros roubados e prende homem na Zona Oeste de Natal

Após denúncias, policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar na Zona Oeste de Natal localizaram dois carros roubados em uma casa no conjunto habitacional Leningrado na manhã deste sábado (12), por volta das 6h30.

De acordo com oficial de operações do 9º Batalhão, tenente Arruda, foram encontrados no local os veículos Fiesta de cor vermelha e um Strada Adventure de cor branco, ambos com placa fria. Além dos carros, foram achados uma espingarda calibre 12, um rifle .44 e muninção.

A polícia prendeu no local um homem que estava sem documento de identidade, mas se identificou como Pedro Dias do Nascimento. Os veículos e o acusado foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.

Dupla é espancada por populares após assaltar com arma de brinquedo na Zona Norte

Dois homens acusados de cometer assalto foram presos após serem espancados pela população na Zona Norte de Natal na madrugada deste sábado (12). De acordo com o oficial de operações do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente Moura, a dupla Iracson Pereira do Nascimento e Fabrício Leandro da Silva foram detidos no loteamento Parque da Floresta, no Pajuçara, por volta de 1h da madrugada, após cometerem assalto a um dos moradores do lugar e serem espancados por populares.

Segundo a PM, a dupla e mais um adolescente cometeram o assalto com uma pistola de brinquedo. Com eles, foram encontrados a arma de brinquedo e objetos da vítima, entre eles um aparelho celular. Os acusados foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PM’s da Paraíba (PMPB) acampam em frente ao Palácio do Governador




Neste momento, policiais militares da Paraíba – PMPB – estão fazendo uma “vigília” em frente ao Palácio do Governador, reivindicando melhorias salariais. Para quem não lembra, antes das últimas eleições, o Governador José Maranhão (PMDB) se comprometeu com a implementação dum aumento salarial nos termos da PEC 300 para os policiais da Paraíba. Porém, ele não foi reeleito, e o atual governador, Ricardo Coutinho (PSB), vetou a medida.

Em uma assembleia realizada ontem, os policiais militares paraibanos decidiram realizar uma vigília em frente ao Palácio do Governador, decidindo sair de lá apenas quando uma comissão de representantes dos policiais, liderados pelo Deputado Federal Major Fábio, se reunisse com o Governador:


O ex-deputado Major Fábio (DEM) tuittou há poucos instantes que a Assembleia dos policiais realizada na tarde desta sexta-feira chegou ao fim e a decisão foi de que os policiais irão acampar de frente ao Palácio até serem recebidos pelo governador Ricardo Coutinho.

‘Terminou a Assembléia Geral e a decisão é ficar na Praça até sermos recebidos pelo Governador’, Tuittou o parlamentar.

Mais de dois mil policiais já estão praça dos 3 Poderes, centro da Capital. Eles dizem que o movimento é uma ‘greve branca’, em reação as medidas administrativas adotadas pelo novo governo.

No último dia 5 de fevereiro, os policiais se reuniram em Assembleia e decidiram que iriam negociar até esta quinta-feira, (10), quando toda corporação já tem recebido seus contra-cheques. A idéia era que se não conseguissem um acordo com o governo do Estado fariam uma greve até o carnaval.

No último dia 2 de fevereiro, ocorreu uma caminhada de protesto dos policiais militares reivindicando o pagamento da chamada PEC 300 e uma audiência com o governador Ricardo Coutinho, mas não obtiveram êxito.

Milhares de policiais, liderados pelo major Fábio, ex-deputado federal e pelo cel. Francisco de Assis, ocuparam as ruas do centro de João Pessoa, protestando contra a suspensão judicial do pagamento da chamada PEC 300, que resultaria em aumento de mais de 100% no soldo dos policiais.

‘Enviamos ofício desde o dia 19, pedimos audiência, mas o que recebemos foi o silêncio. O governador precisa dialogar com os policiais’, discursou Major Fábio do alto de um carro de som.



Tomara que os policiais militares paraibanos consigam um acordo justo com o Governo, que até agora não se dispôs a dialogar com os representantes da categoria. Parabéns a todos os envolvidos na mobilização, que entenderam bem a necessidade da luta coletiva para alcançar profissionalismo e dignidade. Que sirva de exemplo a outros estados.

Polícia fecha duas bocas de fumo na Zona Leste de Natal



Policiais da 3ª Delegacia de Polícia de Natal fecharam duas bocas de fumo na manhã desta sexta-feira (11), na comunidade do Paço da Pátria, Zona Leste de Natal. A polícia já vinha investigando o local há mais de dois meses e através do monitoramento da região conseguiu chegar aos dois barracos onde as drogas estava escondidas.


De acordo com informações do delegado Natanion de Freitas, foram encontrados cerca de 4 kg de cocaína, meio quilo de maconha, 140 pedras de crack, duas balanças de precisão, um revolver, calibre 38, além de uma moto CG, de placa MYH-9103.

Na ocasião foi apreendido um adolescente acusado de tráfico de drogas.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Investigações sobre morte de F. Gomes serão comandadas por um novo delegado




O delegado Márcio Delgado Varandas é o novo responsável pelas investigações sobre o assassinato do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes. A designação de Márcio Delgado foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinada pelo delegado geral da Polícia Civil (Degepol), Ronaldo Gomes de Moraes.

F. Gomes foi morto a tiros em frente a casa dele, em Caicó, no dia 18 de outubro do ano passado. No mesmo dia do crime, o desempregado e ex-presidiário João Francisco dos Santos, conhecido como Dão, confessou o assassinato. Ele está preso desde então.

O comunicador era conhecido no estado por sua atuação na região do Seridó, onde coordenava uma rádio em Caicó e mantinha um dos blogs mais acessados do Estado. Devido às cobranças e denúncias feitas com relação a criminosos da região, o radialista era vítima constante de ameaças de morte.

No começo do mês, a TRIBUNA DO NORTE publicou matéria em que o promotor criminal de Caicó, Geraldo Rufino de Araújo Júnior, denunciava que as investigações estão paradas.

Carga de crack avaliada em R$ 1,5 milhão seria vendida no carnaval



Os dois homens vieram da cidade de Nova Lacerda, no Mato Grosso, onde pegaram a droga vinda da Bolívia - por conta da fronteira próxima - com objetivo, segundo a PF, de comercializar o entorpecente antes e durante o carnaval deste ano.

Eles viajaram em uma caminhonete placas NKC-5607 de Goiânia (GO) e em momento algum foram abordados em fiscalizações nas rodovias federais do país. Eles colocaram a droga escondida dentro de dois tonéis forrados com milho e sal orgânico para simular uma carga de ração e assim também disfarçar o forte cheiro da droga.

O carro da dupla - um goiano e um matogrossense - estava bastante sujo de barro. Para o superintendente da Polícia Federal, Marcelo Mosele, o modelo do veículo mostra que os acusados usaram estradas vicinais e desvios para escapar das fiscalizações até chegar em Natal. Eles chegaram terça-feira à noite e se hospedaram em um hotel na cidade. A desconfiança aos novos hóspedes fez com que funcionário do hotel avisassem os Federais sobre a suspeita na dupla.

Para o superintendente, o que reforçou ainda mais as suspeitas foi o fato de um dos homens ter passagem na polícia por tráfico.

A dupla contou aos policiais Federais que ainda não tinham feito contato com os traficantes de Natal e só iriam começar os "trabalhos" na noite quarta-feira, dia em que foram presos. Para o superintendente, o que reforçou ainda mais as suspeitas foi o fato de um dos homens ter passagem na polícia por tráfico. "Pegamos o número da placa e consultamos no sistema o nome do proprietário. Em seguida, fizemos outra pesquisa e vimos que ele havia sido preso por este crime", declarou.

Os policiais Federais da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE) encontraram quatro telefones celulares, duas câmeras e R$ 14.520 em espécie. Marcelo Mosele explicou como era o esquema da dupla. "O mercado do RN seria abastecido mim fazer para eu fazer alguns 'cabeças' e depois para as 'bocas' na cidade", explicou. Ele se mostrou surpreso com a quantidade apreendida. "A maior apreensão nossa até agora tinha sido de 46 quilos. Pular para 161 (quilos) é muita coisa", comentou.

O titular da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte ressaltou que "a prisão não caiu do céu ou foi de uma hora para outra". "Nós desenvolvemos um trabalho desde 15 de janeiro com o setor hoteleiro para identificar e reprimir a chegada de drogas", afirmou. "Vamos fortalecer ainda mais esse trabalho agora com a proximidade do carnaval", completou o delegado Federal.

Polícia encontra ponto de venda de dinamites e prende quatro no Seridó

A Polícia Militar localizou na tarde desta quinta-feira (10) um ponto de vendas de dinamites no município de Carnaúba dos Dantas, distante a 219 quilômetros de Natal. Quatro pessoas já foram presas. Segundo informações do coronel Arcanjo, a polícia chegou ao local após a apreensão de explosivos pela manhã em Lajes, que resultou na prisão de Eronildes Roberto Soares.

De acordo com o coronel, Eronildes indicou o local onde teria comprado as 31 bananas de dinamites apreendidas em sua residência, na rua Pedro Barbosa, no bairro Ceahc. A polícia foi ao município de Carnaúba dos Dantas e flagrou um homem comprando uma caixa de explosivos, com cerca de 100 bananas de dinamites. No galpão, ainda foram encontradas mais 22 caixas.

O coronel Arcanjo informou que dois paióis, que servem para armazenar explosivos e munições, já foram apreendidos e serão vistoriados para identificar se há mais explosivos.

A Polícia Militar continua em diligências na cidade.

Lajes

A primeira apreensão desta quinta-feira (10) aconteceu no município de Lajes. A polícia apreendeu 31 bananas de dinamite, 200 metros de cabos usado para ligar o detonador e munições de pistola 9mm. O flagrante aconteceu por volta das 10h, na rua Pedro Barbosa, localizada no bairro Ceahc.

Segundo informações do tenente Renê Pereira, a polícia chegou ao local após denúncias de que um homem identificado como Eronildes Roberto Soares estaria ameaçando populares. Eronildes foi preso e encaminhado para a delegacia para prestar depoimento e apontar onde se encontra a pistola.

O delegado Otacílio Gomes investiga se há envolvimento de Eronildes Roberto com a quadrilha que atua em assaltos a caixas eletrônicos com explosivos no interior do estado.

Polícia prende homem com 31 bananas de dinamite e munições em Lajes

Trinta e uma bananas de dinamite, 200 metros de cabos usado para ligar o detonador e munições de pistola 9mm foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (10), no município de Lajes, distante a 125 quilômetros de Natal. O flagrante aconteceu por volta das 10h, na rua Pedro Barbosa, localizada no bairro Ceahc.

Segundo informações do tenente Renê Pereira, a polícia chegou ao local após denúncias de que um homem identificado como Eronildes Roberto Soares estaria ameaçando populares. Eronildes foi preso e encaminhado para a delegacia para prestar depoimento e apontar onde se encontra a pistola.

O delegado Otacílio Gomes investiga se há envolvimento de Eronildes Roberto com a quadrilha que atua em assaltos a caixas eletrônicos com explosivos no interior do estado.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Polícia prende quadrilha que praticava assaltos em São Gonçalo

Agentes da delegacia de polícia de São Gonçalo do Amarante prenderam no final da manhã desta terça-feira uma quadrilha acusada de praticar diversos assaltos no município. Foram presos: Jaedson Rocha, 22 anos, João Henrique Brito, 21 anos, Alexandra Fontes, 22 anos, Rosa Fontes da Conceição, 49 anos e Marta Maria Rocha, 25 anos.

De acordo com delegado titular de São Gonçalo, Adson Kepler Maia, o grupo havia praticado um assalto na noite da última segunda-feira no bairro do Golandim, em uma residência onde fez um casal e duas crianças reféns, fugindo em seguida com diversos objetos como eletrodomésticos, jóias e material escolar.

Após serem acionados, os policiais civis fizeram diligências e localizaram uma residência suspeita no distrito de Pedrinhas e fizeram o cerco. Ao entrarem na residência que pertence a Rosa Fontes, os policiais encontraram vários objetos roubados, além de armas e quantia em dinheiro. Foram presos na casa, Jaedson Rocha, Rosa Fontes, Marta Maria e Alexandra Fontes. Um outro integrante do bando, João Henrique ainda tentou fugir pelos fundos da residência em direção a um matagal, mas foi capturado pelos policiais civis. A polícia ainda busca outros integrantes da quadrilha que fugiram durante a ação.

“Corte É de 30% na segurança”

Na entrevista do secretário de Segurança Pública e Defesa Social Aldair Rocha ao programa Diógenes Dantas, na manhã de ontem, o titular da pasta afirmou que, este ano, irá nomear os aprovados no concurso da Polícia Civil, que pretende driblar as dificuldades financeiras , afirmando que há um corte de 30%, 35% no orçamento da pasta. Ele também disse que o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi um órgão, durante anos, utilizado como incursões políticas. O Itep ainda foi apontado por Rocha como tendo funcionários que recebiam adicional noturno, mas trabalhavam apenas durante o dia. Confira os principais trechos:

Natal faz parte do roteiro dos traficantes. Como mudar essa situação?

Um dos caminhos é a prevenção, assim como o Proerde. O RN recebeu um reforço muito grande. Quero deixar os parabéns ao coronel Araújo (comandante da Polícia Militar) que, no último ano deu um plus a este programa. Nos temos ai, no ciclo que combate as drogas, a prevenção, a repressão, o tratamento e a reinserção desse pessoal.

Até que ponto as dificuldades financeiras no Estado podem impedir a aplicação de políticas públicas no Estado?

A gente sabe das dificuldades deste primeiro ano de governo, mas com criatividade e inovação a gente pretende superar essa dificuldade. Para trabalhar com prevenção não precisa de muito dinheiro. Precisa de muita dedicação e motivação dos profissionais que trabalham nessa área.

A governadora e a área econômica do governo já informaram o tamanho dos cortes?

A governadora sinaliza com uma atenção muito grande para a Segurança Pública. Eu acho que a gente consegue discutir esse assunto, diferentemente, das outras pastas. Eu acho que ela vai dar uma prioridade maior para a Segurança Pública, para a saúde e para a educação como ela já disse.

Não falaram em cortes ainda para o senhor?

Os cortes existem mais a gente vai trabalhar como pode. No geral foi dito em 30%, 35%. E depois a gente vai tratar assunto, por assunto com ela e tentar restabelecer o nosso orçamento.

No final de semana, a polícia realizou uma operação em Goianinha onde dois criminoso foram mortos e outros foram presos. Em relação as dificuldades que a Secretária de Segurança enfrenta em relação a estrutura, como você pretende dar continuidade ao trabalho e evitar que o interior continue sendo alvo dos bandidos?

A prisão desse bando que culminou na morte, infelizmente, em dois deles, vai vir para causar um impacto nas quadrilhas que agem no interior. Eu acredito que vai minimizar o problema nesse tipo de assalto. Mas a insegurança no interior a gente sabe da fragilidade. Temos um programa que vai contar com a parceria da Secretária Nacional de Segurança Pública, através do Pronaci são projetos que temos que apresentar. Teremos o apoio da União, infelizmente ou felizmente temos que trabalhar com 80% do orçamento da União e 20% recorrente do Estado.

E os concursados da Polícia Civil? Sabe-se que muitas delegacias estão com delegados regionais e cuidam de dez, de 20 delegacias. Como será tratada essa questão que vem de outros governos?

No inicio do governo a governadora sinalizou para chamamento deste pessoal, infelizmente, as finanças do estado não estão de acordo com o previsto, mas no decorrer deste ano este pessoal vai ser chamado porque a gente não tem outra alternativa. Temos 65 comarcas do interior, destas 25 trabalham de forma precária. Queremos reloca- lo par ao interior, onde você encontra um juiz, um promotor você tem que ter a polícia judiciária para fazer o sistema criminal funcionar. Nós estamos no limite legal com gastos com pessoal e logo que a finança melhorar nos receberemos o sinal verde para chamar os concursados.

Os servidores do Itep entraram em greve e uma das reclamações é o corte das gratificações pelo trabalho noturno como será feita esta negociação?

Um órgão que a gente precisa melhorar muito é o Itep. No decorrer dos anos ele foi utilizado como incursões politicas naquele órgão. Nós não temos uma policia técnica no Rio Grande do Norte. Estamos como uma deficiência muito grande. E são leis que vieram para beneficiar alguns setores, alguns médicos e pessoal que trabalha em um setor dando gratificações e adicionais noturnos, mas, infelizmente detectamos a deterioração deste sistema. A gratificação de plantão foi colocada no salário de praticamente de todos os funcionários de forma irregular e ilegal e adicional noturno para funcionários que trabalhavam durante o dia. É um trabalho demorado, devolvemos para várias prefeituras um número excessivo de funcionários que estavam cedidos para aquelas órgão. Tinha um gasto aproximado de um milhão quando oficialmente estaria em 500 mil.

A nova direção do Itep foi técnico?

O doutor Nazareno trabalha no Itep há mais de 30 anos e a governadora mandou fazer uma limpeza no órgão para trabalhar, O itep nem legalmente ele existe. Não podemos nem fazer um concurso porque n existe lei orgânica no Estado.

E os grupos de extermínio e a corrupção dentro da própria policia como será feito o enfrentamento quanto aos homicídios?

Vamos dar condições de trabalho para os bons policiais. Eu acho que vamos trabalhar com troca de informações com as Polícia Federal e Rodoviária Federal e também como o Ministério Público.

As UPPS, por que não fazer uma ocupação em Mãe Luíza?

Estamos trabalhando neste sentido, mas o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), prevê e apóia o chamado território da paz que seria feito estudos para a cultura,d e segurança. É a presença do Estado que leva a sensação de Segurança Pública. Esta área de conflito o que existe é o afastamento do Estado. O jovem não tem esporte para praticar, seria a entrada do Estado nestas areas. Estamos começando praticamente do zero.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

MATBEL: A PEC 300 e o novo Presidente da Câmara Marco Maia...

MATBEL: A PEC 300 e o novo Presidente da Câmara Marco Maia...: "O Deputado Federal “Marco Maia anunciou ainda a instalação imediata de uma comissão para discutir a PEC 300/08 (piso salarial dos policiai..."

A PEC 300 e o novo Presidente da Câmara Marco Maia



O Deputado Federal “Marco Maia anunciou ainda a instalação imediata de uma comissão para discutir a PEC 300/08 (piso salarial dos policiais dos estados). ‘Após o encerramento dos trabalhos da comissão, a proposta será colocada em votação’”. É o que informou a agência de notícias da Câmara dos Deputados.

A notícia deve ser lida como mais uma tentativa de protelação da votação da PEC 300. Não há o que “discutir” sobre a PEC 300, a não ser um aspecto – a vontade política de dar dignidade aos policiais e bombeiros brasileiros. Mesmo porque, após a aprovação da medida por completo (o que só foi feito no primeiro turno da câmara) ainda há a regulamentação da PEC, que irá dispor sobre origem de recursos e outros detalhes.





A grande questão é: cada passo dado no sentido da aprovação é uma batalha perdida na guerra pela aquisição de recursos para os profissionais de segurança pública. Ou se prioriza a segurança, área mais caótica e urgente que o poder público brasileiro tem que enfrentar atualmente, ou continuaremos com a epidemia de violência.

Sem esperar a boa vontade dos parlamentares, principalmente do Presidente da Câmara (que é do partido da Presidente da República), os policiais brasileiros precisam se mobilizar. Comecem mandando mensagens para o site do Deputado Marco Maia, cobrando a inclusão da PEC 300 na pauta de votação. Peçam aos colegas de trabalho que façam o mesmo, além de amigos e familiares. Cada um deve mandar pelo menos uma mensagem por dia. Quanto mais impopular parecer a resistência, menos a resistência existirá. Clique no link abaixo para acessar o formulário:

Contato com o Deputado Federal Marco Maia – Presidente da Câmara Federal

Homem é morto a tiros durante show de Tribo de Jah em Lagoa Nova

Um homem ainda não identificado foi morto a tiros na noite desse sábado (05), no largo do Machadão, na Zona Sul de Natal. O crime aconteceu durante o show da banda Tribo de Jah e do cantor Edson Gomes.

Segundo informações do tenente Soares, oficial de plantão da Zona Sul, a vítima estava com a esposa e um amigo no show quando foi surpreendido por um homem que chegou efetuando os disparos e depois fugiu. A vítima morreu no local.

A polícia ainda não tem pistas do autor dos disparos, mas acredita que a vítima possuía envolvimento com drogas.

Integrantes da quadrilha que assaltou o Banco Central em 2005 fogem de prisão no CE

Integrantes da quadrilha que assaltou o Banco Central (BC) em Fortaleza e sequestradores fugiram do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2 (IPPOO 2), em Itaitinga (CE). No total foram dez fugitivos, sendo que quatro são da quadrilha que roubou o BC em 2005. Entre os fugitivos está Marcos Rogério Machado de Morais, o “Bocão”.

Ontem (5) à tarde, em horário de visita, um grupo de bandidos fez a operação de resgate dos presos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, o objetivo da ação era resgatar Alexandre de Sousa Ribeiro, conhecido como “Alex Gardenal”, considerado um dos bandidos mais perigosos do estado. Ele é responsável por assaltos a banco, a carro-forte e sequestro e está foragido.

Enquanto um grupo rendeu agentes prisionais no interior do presídio, outros atiraram contra polícias militares responsáveis pela segurança externa. Um sargento levou um tiro de raspão e um agente penitenciário, uma coronhada.

De acordo com a secretaria, as buscas aos fugitivos continuam hoje (6) e a investigação já foi iniciada.

Homem é encontrado morto com marca de tiro e perfuração na cabeça no interior

Um homem foi encontrado morto em um matagal próximo a sua residência, na manhã desse sábado (05), no município de Mossoró, distante a 285 quilômetros de Natal. A vítima foi encontrada na rua Projetada, localizada no bairro Santa Helena.

De acordo com informações do sargento Elder, da Central Operações da Polícia Militar (Copom), o homem foi identificado como Francisco José Boé, 38 anos, que reside na rua Maria José Cavalcanti.

Francisco José foi encontrado com marca de um disparo de arma caseira no tórax e uma perfuração na cabeça.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Pedreiro é preso acusado de estuprar menina de 8 anos no interior do RN

Um homem acusado de estuprar uma menina de 8 anos foi preso na manhã desse sábado (05), no município de Mossoró, distante a 285 quilômetros de Natal. Expedito Alves do Nascimento, 59 anos, estava trabalhando em uma obra na casa do tio da criança, no bairro Bom Jardim.

De acordo com informações da Polícia Civil, o acusado nega o estupro e alega sofrer de problemas mentais. Ele foi preso após a menina revelar ao tio o que havia acontecido. Ela contou que Expedito a agarrou e acariciou as suas partes íntimas. O tio da criança contou para as irmãs e todos foram à delegacia fazer a denúncia.

A escrivã identificada como Joice informou que Expedito Alves foi preso e levado para prestar depoimento na Delegacia de Plantão. Ele já foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisório (CDP) masculino.

Sobre bandidos que explodem caixas eletrônicos no RN e PB

O Nordeste do país tem sido alvo de quadrilhas bem estruturadas que explodem ou arrombam caixas de bancos. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão são alguns dos Estados que já receberam a visita indesejada dos bandos fortemente armados e que tiram o sono da alta cúpula da polícia nesses estados. Em média, para explodir um caixa é necessário apenas de oito a dez minutos, porém os arrombamentos com maçarico levam mais tempo, cerca de uma hora. A polícia já tem algumas pistas: os bandidos que estão no RN agem na Paraíba. Os que estão lá vem para cá. Os de Pernambuco também estão por perto. E porque não escapar para o Ceará ou explodir caixas no Maranhão? As quadrilhas estão interligadas. E quem sofre são aqueles que estão na linha de frente – os policiais militares, que exercem a profissão, em muitos Estados, sem a mínima condição de trabalho. Armamento inferior ao dos bandidos e número de efetivo reduzido.

A modalidade utilizada pelos criminosos não é tão nova assim, mas vem ganhando força já que o dinheiro é fácil, rápido e a ação não implica em muitos riscos. Agir durante a madrugada é o principal modus operandi das quadrilhas. A preferência pela “calada da noite” tem explicação. Não há confronto com a polícia. Ainda há o fator surpresa que conta ponto para os “fora da lei”. E, por incrível que possa parecer, os bandidos estão se modernizando. Em todos os Estados do Nordeste a polícia sabe que os bandidos utilizam dinamites para explodir os caixas, mas no Maranhão, por exemplo, as quadrilhas utilizaram dinamite plástica – um tipo de bisnaga, artefato que foi roubado de uma empresa de Prospecção de Petróleo e Gás. A bisnaga é flexível e se molda fácil ao buraco feito no caixa.

A Polícia do Rio Grande do Norte prendeu na quinta-feira (3) Franciélio de Assis Silva, 24 e Shênia da Silva Costa, 25 – uma das namoradas de um homem conhecido como “Senhor”, que já foi preso várias vezes. Franciélio é acusado de ter tentado, na madrugada da quinta-feira, invadir, com outros bandidos o destacamento da Polícia Militar em São Miguel do Gostoso, a 130 quilômetros da capital. Dois carros usados na ação foram recuperados. Dentro dos automóveis foram encontrados pé-de-cabra e alicate de corte – equipamentos que não são suficientes para explodir ou arrombar um caixa de auto-atendimento. “Ainda não sabemos se eles estão envolvidos com as quadrilhas que explodem os caixas, no entanto, sabemos que “Senhor” tem ligação com bandos que agem na Paraíba e em Pernambuco. Shênia foi resgatar o marido que fugiu no matagal em São Miguel do Gostoso”, disse um agente que preferiu não ser identificado.

Nos próximos dias, os policiais do RN seguem para a Paraíba para investigar se os homens presos no Estado vizinho - dez em Campina Grande (01 de fevereiro), estão envolvidos com as explosões ou arrombamentos de caixas de auto-atendimento no RN.

No dia 29 de janeiro, dois homens foram detidos em João Pessoa (PB). A dupla é suspeita de ter arrombado um caixa do Banco do Brasil na capital, no dia 28 do mesmo mês. Agentes potiguares foram até lá, na semana passada, para colher o depoimento dos dois acusados, Ivson Rafael Ribeiro dos Santos, 21 e Ronaldo de Oliveira Rodrigues, 34. Aos policiais do RN, os dois negaram participação nos crimes ocorridos no Rio Grande do Norte. Durante a oitiva, os suspeitos, embora presos, estavam acompanhados de seis advogados.

Até ontem foram registrados pela polícia potiguar, em três meses, nove ações. Sete caixas foram explodidos e dois arrombados com o auxílio de maçaricos. Na Paraíba foram oito ações apenas em um mês (janeiro de 2011).

Além de Ivson e Ronaldo duas outras pessoas foram detidas para averiguação. Um rapaz e uma mulher. E por falar em mulher, os agentes do RN sabem que em, pelo menos, uma das ações efetivadas no Estado houve a participação do sexo feminino. É o chamado “apoio logístico”.

A prisão das duas pessoas no RN e de suspeitos na Paraíba pode ser a ponta do iceberg para a polícia encontrar o caminho certo e chegar até os principais “cabeças” de bandos bem articulados com ramificações em todo o Nordeste do país. A repressão imediata aos criminosos que agem no Rio Grande do Norte ainda não chegou. A passos lentos, a polícia tenta se mover. O Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS – sigla em inglês) poderia ajudar os policiais a identificar criminosos, mas o sistema parece não estar funcionando com a rapidez que deveria. O AFIS está ligado diretamente ao Estudo Nacional de Identificação, no entanto, se uma impressão digital for encontrada, após uma ação criminosa é necessário que funcionários do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) sigam até a Polícia Federal para tentar conseguir identificar de quem é aquela digital, caso contrário, não é difícil chegar a conclusão que o caso vai parar “no esquecimento”. Em Vera Cruz, por exemplo, não será possível descobrir quais explosivos foram utilizados nos caixas. A explosão causou tantos danos que paredes do prédio desabaram e os escombros não permitiram identificar impressões digitais nas partes dos equipamentos que sobraram. Não havia condições técnicas para coletar dados. O caixa com o dinheiro foi levado em um veículo Pegeout roubado da mulher de um major da Polícia Militar, assim que o carro foi encontrado a perícia foi realizada e, encontrou vestígios que podem levar à possível identificação de, pelo menos, um participante da ação.

Nos caixas do Bradesco em Vera Cruz os bandidos utilizaram uma broca “tipo copo” para fazer um furo no caixa e colocar o artefato. “Não temos dúvidas que foram utilizados explosivos. Só não sabemos a quantidade e de onde vieram. Não conseguimos encontrar fragmentos”, afirmou um funcionário do Itep.

Mossoró

Localizada a 285 quilômetros de Natal, possui quase 260 mil habitantes. Madrugada (1h50) do dia 29 de janeiro de 2011. Bandidos arrombaram com maçarico o caixa de auto-atendimento do Banco do Brasil. O dinheiro foi roubado. Em Mossóro, apesar das inúmeras tentativas, a PM não confirmou quantos soldados trabalham por turno.

Monte das Gameleiras

Município localizado a 130 quilômetros da capital com pouco mais de dois mil habitantes. Madrugada do dia 27 de janeiro de 2011, cerca de dez homens encapuzados explodem os caixas de auto-atendimento do Bradesco. Apesar de explodir os caixas, o dinheiro não foi levado. No município trabalham apenas seis PMs que se revesam.

Brejinho

Município que fica a 50 quilômetros de Natal com 11 mil habitantes. Madrugada do dia 20 de janeiro de 2011, pelo menos dez homens em vários carros explodem os caixas do Bradesco. Todo o dinheiro foi roubado. Onze PMs se revezam nos turnos de trabalho.

Vera Cruz

Município localizado a 43 quilômetros da capital com pouco mais de 10 mil habitantes. Madrugada do dia 14 de janeiro de 2011, cerca de dez bandidos que estavam em carros e uma moto explodiram os caixas de um ponto de atendimento do Bradesco. O dinheiro foi levado. Na cidade trabalham dois PMs por turno.

Bom Jesus

Cidade que fica a 46 de quilômetros com aproximadamente nove mil habitantes. Madrugada do dia 21 de dezembro de 2010, pelo menos dez homens em carros e uma moto explodiram o caixa de auto-atendimento do Bradesco. Os bandidos não conseguiram levar o dinheiro. São seis PMs que se revesam.

Extremoz

Município localizado a 16 quilômetros de Natal com aproximadamente 25 mil habitantes. Madrugada do dia 12 de novembro de 2010, entre oito e dez homens em veículos explodiram um caixa do Bradesco. O dinheiro foi levado. São 15 policiais militares por turno de serviço.

Extremoz

Na mesma madrugada e, provavelmente, a mesma quadrilha explodem caixa 24 horas. O dinheiro foi levado. São 15 policiais militares por turno de serviço. As caractarística do assalto segue o mesmo: cidades pequenas, com poucos PMs trabalhando.

Lagoa Salgada

A 52 quilômetros da capital com pouco mais de oito mil habitantes. Madrugada do dia 09 de novembro de 2010. Bandidos explodem caixa de atendimento do Bradesco e roubam o dinheiro. Três policiais militares trabalham por turno na localidade. Ninguém foi preso ainda.

São Gonçalo do Amarante

Município a oito quilômetros de Natal, com 87.700 moradores. Bandidos arrombaram com maçaricos um dos caixas do Banco do Brasil. Madrugada do dia 12 de novembro de 2010. O dinheiro foi levado. O município possui hoje dez policiais por turno de serviço no batalhão da cidade.

Para polícia, vários bandos atuam no Rio Grande do Norte

A titular da Divisão Especializada em Investigação ao Crime Organizado (Deicor), Sheila Freitas informou que os agentes da unidade policial estão investigando quatro das nove ações realizadas por quadrilhas que agem no RN. A Deicor investiga os crimes praticados nas cidades de Vera Cruz, Brejinho, Monte das Gameleiras e também em Mossoró.

adriano abreu
Para a titular da Divisão Especializada em Investigações ao Crime Organizado, Sheila Freitas, dinamite pode sair das pedreiras do SeridóPara a delegada, não é apenas uma quadrilha que age no Estado. “Pelo menos três bandos estão trabalhando por aquino Rio Grande do Norte”.


Para Sheila, os criminosos agem da seguinte forma: um bandido experiente em explosões de caixas convida colegas para praticarem o delito em determinada cidade, após explodirem o caixa cada um toma o rumo que quiser. Tempos depois, aqueles que foram convidados para a primeira ação e que já entendem todo o procedimento formam outros grupos para explodir ou arrombar caixas em cidades distintas. “É mais ou menos assim: um ensina para o outro que ensina para o outro e, assim vão se propagando os casos. As quadrilhas são interligadas por este motivo. É como uma empresa. Necessariamente, o grupo que agiu em Brejinho não é o mesmo que agiu em Bom Jesus, mas um dos membros da quadrilha de Brejinho pode ter agido em Bom Jesus”, detalhou.

Sobre dinamites, a delegada trabalha com a hipótese de que podem estar sendo roubadas em minas que ficam localizadas na região Seridó. “Naquela região há, pelo menos, 15 pedreiras e outras tantas no caminho para o Estado da Paraíba. As pedreiras trabalham com toneladas de dinamites. Se tirar uma dinamite de cada pedreira já é o suficiente para fazer um estrago. O que é um banana (de dinamite) para uma tonelada?”.

Questionada sobre Ronaldo (preso na Paraíba no dia 29 de janeiro), a titular da Deicor diz que a possibilidade do preso ter participado de algumas ações no Rio Grande do Norte é bastante considerável. “Ronaldo é um velho conhecido. Ele é natural do Rio de Janeiro, mas morou aqui durante muito tempo e tem várias passagens pela polícia. Ivson, por exemplo, é natural da cidade de Campina Grande”.

Polícia da Paraíba tenta descobrir origem da dinamite

O secretário de Segurança do Estado da Paraíba Cláudio Lima afirmou que a polícia daquele Estado está trabalhando em conjunto com as policias: Rodoviária Federal, com a PM, com a Civil e com a Federal, por este motivo, já foram várias prisões que ocorreram na Paraíba.

Sobre os explosivos, o secretário disse que não há dúvidas de que os bandidos utilizam dinamites. “Durante as prisões fizemos apreensões deste tipo de artefato. As dinamites tem códigos de barra. O que é possível chegar até a origem (delas)”.

Cláudio lembra que apesar do Nordeste estar sofrendo com ações de quadrilhas que agem neste tipo de segmento, o Nordeste não produz pólvoras. “Não me recordo de minas de pólvoras nesta região do país”.

O secretário questiona: “Em que consiste a fiscalização do Exército, responsável pelo controle de estoque das dinamites? Onde são fabricadas? Para onde vão?Quanto se utiliza em uma pedreira? Ninguém fez estas perguntas para o Exército”.

No Maranhão, o superintendente estadual de Investigações Criminais (Seic), Affonso Júnior afirmou que o Estado não tem histórico sobre casos de arrombamentos ou explosões à caixas, mas que em janeiro deste ano foram registrados dois casos. Um deles ocorreu na cidade de São Domingos (no sertão do Maranhão) e em Zé Doca (região Pré-Amazônica). Em ambas ações, os bandidos explodiram os caixas do Banco do Brasil e levaram o dinheiro. A polícia ainda não prendeu os suspeitos, mas de acordo com o superintendente, as investigações estão bem adiantadas e as prisões devem ocorrer nos próximos dias. “Aqui utilizaram um tipo de dinamite que é feita de plástico. As bisnagas flexíveis foram furtadas de uma empresa de prospecção de Petróleo e gás”.

Em Pernambuco, o secretário Executivo de Defesa Social Alessandro Carvalho explicou que as investigações revelaram que os bandidos agem entre meia-noite e quatro horas da madrugada e que, além do Banco do Brasil, Bradesco em Pernambuco os criminosos optam por agências do Itaú. “A dinamite que utilizam aqui é um tipo de emulsão. Um explosivo”.

Operação prende arrombadores de caixas eletrônicos no RN

Uma operação integrada das policiais Civil e Militar do Rio Grande do Norte resultou na prisão de seis acusados de integrarem uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos. Mais dois envolvidos no bando foram mortos durante troca de tiros na cidade de Goianinha, distante 45 quilômetros de Natal.

A informação foi confirmada ao Nominuto.com pela diretora da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), delegada Sheila Freitas. Ela preferiu não adiantar detalhes da operação que ainda não tinha terminado, mas há informações que o bando agiu algumas vezes em cidades do Rio Grande do Norte.

Durante a tarde, o perfil da PM de Goianinha no twitter (@pmgoianinha) postou algumas informações do fato. “Policia fecha cerco a bandidos na Mata do pau ferro em Goianinha. Houve troca de tiros. Dois bandidos morreram e outro ficou ferido”, informou a postagem.

Em outra postagem informou que “elementos vinham em fuga após delito praticado no estado da Paraíba. Nenhum deles tem documentos de identificação”. O acusado ferido foi levado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho onde recebe atendimento médico e não corre risco de morte.

Homem é encontrado morto com vários tiros na região Oeste do estado

O desempregado Francisco José, de 38 anos, mais conhecido como Boé, foi encontrado morto na manhã deste sábado, próximo ao bar do Cajueiro, no bairro de Santo Antônio, na cidade de Mossoró, a 285 km de Natal. A polícia local ainda não sabe se a morte de Boé tem ligação com acontecimentos da semana passada, quando dois adolescentes foram mortos.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, Ciosp do 2º batalhão de Polícia Militar de Mossoró, foi acionado por populares na manhã de hoje dando conta de que o corpo de um homem havia sido encontrado próximo ao bar do Cajueiro. De acordo com o blog o Câmera, que cobre o dia a dia policial de Mossoró, quando a viatura chegou ao local encontrou o corpo de Boé com várias perfurações no abdômen, possivelmente disparos de espingarda caseira ou calibre 12.

Além do disparo no abdômen, a vítima apresentava outra perfuração na cabeça. De acordo com os policiais, Boé possivelmente foi atingido em outra localidade e ainda tentou fugir, mas foi alcançado pelos assassinos. Os peritos acreditam que o crime tenha acontecido por volta das 22h de ontem.

O corpo da vítima foi reconhecido pelo padrasto. Ainda segundo o blog o Câmera, Boé, de acordo com informações, já havia sido acusado por um crime de estupro. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos e não sabe a motivação do crime, que será investigado pela polícia civil de Mossoró.

Beira-Mar e mais cinco traficantes cariocas são transferidos para Mossoró



Inicialmente especulada para o segundo semestre deste ano, a transferência do traficante Fernandinho Beira Mar foi antecipada e ele chegou a Mossoró no início da noite deste sábado (5).

Escoltado por 20 agentes penitenciários, o criminoso foi transferido da Penitenciária de Catanduvas, no Paraná, e desembarcou na capital do Oeste potiguar por volta das 18h15. No aeroporto, mais 30 policiais esperavam por Beira Mar.

De acordo com fontes do portal Nominuto.com, a movimentação começou às 17h, quando vários carros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes do Presídio Federal começaram a se organizar.

O trajeto do aeroporto até a penitenciária, que fica a cerca de dez quilômetros do centro de Mossoró, foi feito com um contingente policial de cerca de 70 homens.

Fernandinho Beira Mar vai ficar em cela isolada, em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), por um período de aproximadamente de três a seis meses.

Além dele, já está no presídio Nestor Ramon Caro-Chaparro, um colombiano conhecido "El Duro", que é o segundo mais procurado na lista de narcotraficantes internacionais nos Estados Unidos.

O Presídio Federal de Mossoró, único do Nordeste, tem 13 mil metros quadrados de área coberta e conta com 208 celas individuais, 280 câmeras, dispositivos de segurança como câmeras, equipamentos de raio-x, além de sensores de tóxicos e fumaça.

Total de visualizações de página