Canção da Arma de Material Bélico

Nos paióis, nas oficinas Enfrentando ardis e minas, Porfiaremos de alma forte, Com denodo e valentia. Noite e dia sem cessar, Cumpriremos nosso dever, Pouco importa vida ou morte, Nosso intuito é vencer.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.

Com esforço de gigante, Seguiremos sempre avante, Sem temer treva ou metralha, Cumpriremos a missão. Apoiando a vanguarda, Quer no ataque ou na defesa, Do triunfo na batalha, Levaremos a certeza.

Na paz, o progresso; Na guerra, a vitória; Construir a grandeza, Lutar pela glória Da pátria com ardor, Com arrojo e bravura.



sábado, 19 de fevereiro de 2011

Polícia desarticula quadrilha que roubava carros no RN e PB

A Delegacia Especializada em Defesa e Propriedades de Veículos apresentou na manhã desta sexta-feira (18) o resultado da Operação Estouro. Nos últimos dias, várias ações são realizadas na região salineira do Rio Grande do Norte, resultando na prisão de três pessoas, no indiciamento de outras quatro e na apreensão de 11 veículos.


O titular da Deprov, delegado Delmontiê Falcão, comentou que a quadrilha era bem estruturada e vinha atuando há vários meses, inclusive, com ligações em outros estados do Nordeste.

Um exemplo disso é que a maioria dos carros apreendidos tinha placas da Paraíba. “Um dos líderes do bando tinha bastante influência no Detran da Paraíba e conseguia adulterar as placas dos veículos”, revela o delegado.


Os veículos foram encontrados nas cidades Macau, Guamaré, Pendências, Assu e Natal.



Entre os presos na Operação Estouro está o major Divanaldo Marques Duarte, ex-comandante da Companhia da Polícia Militar em Macau.

Ele estava com um veículo tipo Crossfox, quando foi detido em flagrante. Além do oficial da PM, foram presos Wallace de Andrade e Francisco Morais de Lima. Outras quatro pessoas foram indiciadas.

O delegado Delmontiê Falcão explicou que esse tipo de operação terá continuidade agora que a Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos passa por reestruturação. “Nosso objetivo é chegar ao restante dessa quadrilha e, claro, desarticular outros bandos criminosos”, comenta.

Polícia prende suspeito de assassinar PM no interior do RN

O assassinato do soldado paraibano da PM, Anderson de Araújo Cantalice, de 27 anos, morto no último dia 11 de janeiro, na cidade de Baía Formosa, não deve ficar impune.

Na manhã desta sexta-feira, dia 18, policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar prenderam Lindojacson Barreto dos Santos, 26 anos, natural do Rio Grande do Norte. Ele é suspeito de envolvimento no assassinato do PM e foi detido em um estabelecimento comercial na cidade de Santa Rita.

No momento da ação, o suspeito portava documentos de Railson Barreto dos Santos, o que acabou por caracterizar falsificação ideológica.

Lindojacson é réu confesso de um duplo homicídio ocorrido na cidade de Macaíba (RN), no dia 11 de agosto de 2006 contra o advogado Ricardo Minoru Tominaga e seu segurança conhecido por Nonato.

Assassinato

O policial paraibano Anderson de Araújo Cantalice, de 27 anos, que estava à serviço da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi morto durante ação policial no dia 11 de janeiro.

Ele e o PM Hacencledes Alexandre Tavares foram atingidos por disparos de armas de fogo no momento em que abordavam uma dupla de suspeitos no município potiguar de Baía Formosa.

De acordo com o Coronel Francisco Reinaldo, da PM potiguar, os policiais foram informados de que dois homens suspeitos e armados estavam rondando a agência dos Correios do de Baía Formosa.

Assim que identificaram a dupla, os policiais iniciaram a abordagem, pedindo documentos de identificação. Foi neste momento que os PMs foram atingidos. Cantalice levou um tiro na cabeça enquanto Hacencledes foi ferido com um tiro no pescoço e outro no abdomêm.

Polícia prende 4 e mata 2 envolvidos em tentativa de assalto aos Correios

Uma operação conjunta das polícias Militares do Rio Grande do Norte e da Paraíba prendeu os integrantes da quadrilha envolvida na tentativa de assalto a agência dos Correios, em Baía Formosa, dia 11 de janeiro passado. Segundo informações da polícia, quatro pessoas foram presas e duas mortas durante troca de tiros na madrugada deste sábado no bairro Industrial, na região Metropolitana de João Pessoa (PB).

Um dos que foi morto é apontado como autor dos tiros que matou o policial Militar Anderson de Araújo Cantalice, na mesma ocorrrência em Baía Formosa. O major Gaspar Linhares, comandante do oitavo Batalhão de Polícia na cidade de Nova Cruz, disse que desde a tentativa de assalto em Baía Formosa que o bando era investigado pelas polícias e o setor de inteligência dos dois Estados. "Foi um trabalho detalhado, minucioso desenvolvido ao longo desses dias", comentou.

O oficial informou que a investigação avançou bastante na manhã de sexta-feira (18) quando conseguiram encontrar uma mulher suspeita de envolvimento com o bando. "Nós a seguimos até uma fazenda ainda em João Pessoa e lá tivemos a confirmação de que se tratava mesmo da quadrilha", declarou.

Por volta das 2h deste sábado, um grupo formado por policiais do Rio Grande do Norte e da Paraíba cercou a casa onde estavam os acusados. "Nós avisamos que estavam cercados e que se rendessem. Contudo, eles reagiram e começaram a atirar", lembra.

Após intenso tiroteio, três das cinco pessoas foram feridas sendo que duas delas morreram. "Ainda estamos pegando informações, mas posso adiantar que um é conhecido como 'Cássio' e o outro por 'Josué'. Esses dois morreram", informou o major. Segundo ele, "Cássio" teve participação na tentativa de assalto e assassinato do policial Militar em Baía Formosa. Já o "Josué" era foragido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Um terceiro baleado no tiroteio, identificado como "Gogeba" foi socorrido e levado ao hospital, em João Pessoa. "Ele corre risco de ter o braço amputado", disse. Foram presos também "Francisca, "Naldo" e "Edriano", este apontado como líder da quadrilha.

Agora pela manhã, há policiais na casa realizando o levantamento de objetos da residência alugada há quatro meses pela quadrilha. "É cedo para um levantamento completo, mas encontramos carros, moto, equipamento de solda para arrombar caixa eletrônico, pé de cabra, três pistolas e um revólver", elencou.

A polícia acredita que haja mais envolvidos no bando, mas os principais são estes que foram presos na Paraíba na madrugada deste sábado (19).

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Homem é baleado na Zona Leste em tentativa de homicídio

Um homem identificado como Edson Palmeira da Silva, 31 anos, foi baleado no fim da manhã desta quinta-feira (17), por volta de12h, no bairro Paço da Pátria, Zona de Leste. De acordo com o tenente Daniel Lago, da Polícia Militar, a vítima recebeu um disparo de arma de fogo na região da costela, cujo responsável, não identificado, pode ter sido um dos fugitivos do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira.

Segundo o tenente, o disparo aconteceu próximo à quadra de esportes do bairro, assustando os moradores da área. Logo a seguir, o responsável fugiu do local.

Edson Palmeia da Silva foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e logo a seguir foi encaminhado para o pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Apesar da rápida chegada dos policiais, o responsável pelo crime não foi encontrado durante as diligências.

PM recupera moto após troca de tiros com assaltantes na Zona Norte

Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar conseguiu recuperar uma moto roubada na manhã desta quinta-feira (17), após troca de tiros com dois assaltantes na Zona Norte de Natal. O fato aconteceu por volta das 8h30, no bairro Gramoré.

De acordo com informações da polícia, a moto Titan, preta, havia sido roubada por dois homens no bairro Santarém, às 8h. O proprietário acionou a polícia, que iniciou diligências pela região. A dupla foi localizada meia hora depois com o veículo, no bairro Gramoré. Os assaltantes não obedeceram a ordem de parada e efetuaram disparos contra os policiais.

A dupla abandonou a moto e conseguiu fugir por um matagal do bairro. A polícia ainda não conseguiu localizar os assaltantes.

A moto já foi devolvida ao proprietário.

Após assaltar supermercado em Nova Parnamirim, homem é preso em Neópolis

Um assaltante identificado como Flávio Marcos Bernardo Fernandes, 26 anos, conhecido “olho de gato”, foi preso na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 14h45, próximo à uma padaria, no bairro de Neópolis, Zona Sul de Natal. De acordo o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o assaltante foi preso depois de assaltar osupermercado Nova Parnamirim, próximo à Avenida Maria Lacerda.

Segundo a polícia, a fuga começou depois de Flavio ter anunciado um assalto no supermercado Nova Parnamirim, rendendo clientes e funcionários, mas levando apenas uma quantia R$ 54,00(cinqüenta e quatro reais), devido ao caixa ter sido trocado poucos minutos antes. A seguir, o bandido fugiu do local em uma bicicleta, e ainda atirou para cima após o proprietário do estabelecimento ter iniciado uma perseguição.

A partir de então, o proprietário, com identidade não revelada, comunicou o fato a polícia, que partiu em busca do assaltante com informações da direção de onde ele havia partido. Poucos minutos a seguir, o assaltante foi visualizado pelos policiais. Ele abandonou a bicicleta na pista e ainda tentou fugir ao pular muros de residências de Neópolis.

Por fim, os policiais encontraram Flávio escondido em uma residência, onde foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia de plantão Zona Sul.

Junto com o dinheiro roubado, o assaltante teve apreendida uma arma de calibre 38,com 5 munições.

Ex-prefeito de cidade do RN é apontado como o chefe de organização criminosa

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) encaminhou à Justiça Federal duas ações penais contra 16 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos na cidade de Goianinha. De acordo com as denúncias, o grupo criminoso era comandado pelo ex-prefeito Rudson Honório Lisboa, o Disson. Além dele, as ações apontam a participação de empresários e agentes públicos, incluindo o ex-secretário municipal de finanças Paulo Trindade Faustino. Dentre os crimes denunciados, estão: o desvio de verba federal, a corrupção passiva e ativa, a fraude em licitação e a formação de quadrilha.

As investigações foram motivadas pelo depoimento de uma testemunha acerca do esquema em Goianinha, durante a gestão de Disson. Uma investigação conjunta foi promovida pelo MPF/RN, Polícia Federal e Controladoria Geral da União, através da Operação Aliança, que apreendeu documentos, objetos e instrumentos relacionados à suspeita de atividades criminosas. O trabalho conjunto concluiu pela existência de uma verdadeira quadrilha que atuava na montagem e direcionamento de licitações, seguidos de subcontratações com flagrante prejuízo aos cofres públicos, além de superfaturamento na aquisição de bens.

Para o grupo de procuradores da República que assinam as denúncias, todo esse modo de agir visava beneficiar os particulares responsáveis pelas empresas envolvidas, muitas das quais sequer existiam, sendo apenas de 'fachada', e para enriquecer ilicitamente o líder dessa organização, Rudson Raimundo, que recebia dos particulares o chamado
'retorno financeiro', isto é, determinado valor cobrado para a manutenção do esquema de fraude a licitações e contratos administrativos.

O crime de desvio de verba pública federal é punido com até 12 anos de reclusão, mesma penalidade prevista para a corrupção ativa e passiva. Já a fraude em licitação, pode receber até quatro anos de detenção, enquanto a formação de quadrilha pode resultar em até três anos de reclusão. Alguns inquéritos que compõem a investigação estão em fase de análise e mais envolvidos ainda podem ser denunciados.

Fraude em licitação para aquisição de merenda escolar - Uma das ações ajuizadas pelo MPF/RN dá conta da aplicação irregular de verbas repassadas ao município de Goianinha, por meio de programas federais de educação, para aquisição de gêneros alimentícios que integram a merenda escolar. Nessa ação, além da formação de quadrilha, todos respondem por fraude em licitação. Ao todo, são oito acusados.

Ilicitudes nas contratações de obras de engenharia - A outra denúncia ajuizada envolve 10 pessoas. As ilicitudes denunciadas nessa segunda ação se referem à má utilização de verba transferida através de convênios firmados com o Ministério das Cidades e a Fundação Nacional de Saúde. Os recursos foram repassados para construir casas, pavimentar ruas do município de Goianinha, bem como realizar obras de esgotamento sanitário. Nessa ação penal, o ex-gestor é acusado, inclusive, de receber propina de empresários visando a contratação direta, mediante fraude em licitações, para realizar obras na cidade.

Lista dos acusados:

Rudson Raimundo Honório Lisboa (responde às duas ações);

Paulo Trindade Faustino (responde às duas ações);

Jean Carlos Coutinho Lima;

José Regivaldo Silva de Lima;

João Carlos Henrique de Souza;

Luciana Tavares de Lima;

Selma Cordeiro de Lima;

Miguel Teixeira de Oliveira;

Adriana Câmara Silva Oliveira;

Omar Romero de Medeiros Dias;

Rodrigo Gaspar Dias;

Fabrício Lira Barbosa;

Rubem Ramos Pontes Neto;

João Bravo de Sousa Lemos;

Renato Gentil de Araújo Pereira;

Gutemberg Teodoro Alves.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sargento da PM suspeito de pedofilia tenta se matar em Caicó

O sargento da Polícia Militar, José Braz dos Santos, que foi preso no final desta manhã (14) dentro de uma sala do CPD de Currais Novos assistindo a um DVD onde crianças eram abusadas sexualmente, tentou se matar no começo da tarde desta segunda-feira (14).

De acordo com informações da Policia, durante a condução do prisioneiro à delegacia de Caicó, a 256 km de Natal, o sargento Braz pediu para parar numa farmácia para comprar um remédio, pois não estaria bem.

O sargento comprou uma caixa do remédio controlado Rivotril e ao chegar à delegacia de Caicó tomou 40 comprimidos, porém os policiais perceberam a tentativa de suicídio. José Braz dos Santos foi encaminhado ao Hospital de Caicó e corre risco de morte.

Homem assalta supermercado, foge e é preso no interior



Um assaltante identificado apenas como Denis foi preso na noite dessa segunda-feira (14), no município de São José do Campestre, cidade distante 97 km de Natal. O suspeito estava sendo procurado pela polícia desde o início da manhã, após ter assaltando um estabelecimento comercial, na cidade de Lagoa Dantas.

De acordo com informações do sargento Francisco de Assis da Silva, comandante do destacamento de são José do Campestre, uma viatura da polícia identificou o assaltante, nas proximidades da fazenda Barrinha, localizada na saída da cidade. Houve perseguição e troca de tiros, mas o acusado foi capturado por volta das 21h.

O bandido foi preso e conduzido até a delegacia do município. Outro homem, que não foi identificado foi capturado ainda durante a manhã. Ele é acusado de participação no assalto ao estabelecimento comercial em Lagoa Dantas.

Com Denis foram encontrados: uma pistola 380 com 13 balas, um revolver calibre 38 com duas munições intactas e quatro deflagradas, um aparelho celular e uma quantia em dinheiro, no valor de R$ 5.934, provenientes do roubo ao supermercado.

Polícia captura foragidos que faziam saidinha de banco na Grande Natal

Agentes da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) prenderam no início da tarde desta terça-feira, no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, Antônio Alves Duarte, 25, e Edinor Nunes da Silva Júnior, 30, que estavam foragidos do presídio de Mossoró e são acusadas de praticarem assaltos conhecidos por “saidinha de banco”.

De acordo com informações do titular da Defur, Atanásio Gomes, os policias receberam denúncia anônima do local onde a dupla estava escondida em Passagem de Areia e durante a abordagem efetuaram a prisão.

Com os acusados, a polícia encontrou um revólver calibre 38 e um documento de identidade falso. Antônio Alves e Edinor Nunes já respondiam por roubo e porte ilegal de arma e estavam foragidos da penitenciária de Mossoró. A dupla está detida na Defur e ficará a disposição da Justiça.

Major é preso com carro roubado

O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Macau, (região Salineira do RN) Divanaldo Marques Duarte, foi detido na tarde de ontem, no local de trabalho. O major foi preso sob acusação de receptação dolosa. Ele estava com um veículo roubado – um CrossFox com placas frias MXO/9566. A informação foi repassada pelo titular da Delegacia Especializada em Defesa de Cargas e Veículos (Deprov) Demontiê Falcão. De acordo com o delegado, a placa original do carro é KJF/ 0622. Consta no Boletim de Ocorrência que o automóvel foi roubado no dia 2 de dezembro de 2009, na avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis em Natal. “O major disse que ao comprar o carro chegou a “puxar” a ficha do veículo e não constava roubo. Não acreditamos na versão dele. Há três meses, o major utilizava o Crossfox”, frisou o delegado que pretende apreender outros veículos provenientes de roubos e que foram levados para a região.

Questionado se o major vai permanecer detido, o delegado afirmou que ele será encaminhado para o quartel da Polícia Militar. “Vai ficar preso. Outro comandante já está sendo encaminhado para administrar o batalhão em Macau”.

Demontiê contou que na cidade de Assu, na segunda-feira (15) dois soldados foram detidos para averiguação com veículos clonados, mas foram liberados em seguida. “Os PMs não sabiam que os automóveis tinham placas clonadas”.

Falcão disse que as investigações estão avançadas quando o assunto é carro roubado no Rio Grande do Norte. “É só o início de grandes apreensões. Haja vista a prisão que fizemos hoje (ontem). Pelo menos, 20 carros roubados estão nesta região, destes, oito já foram recuperados pelos nossos agentes”. Além do Crossfox, os outros automóveis recuperados são: Unos, Vectra e Gol.

ATN tentou contato com comandante geral da Polícia Militar coronel Francisco Canindé de Araújo para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Polícia prende homem acusado de roubar carros em Natal e Parnamirim



João Maria Maciel, acusado de roubar dois carros, foi reconhecido pelas vítimas na DP Zona Sul
Policiais do 9° Batalhão de Polícia Militar do RN prenderam por volta das 07h deste sábado (12) o desempregado João Maria Maciel da Paz, de 28 anos, em sua residência no conjunto Leningrado, no bairro Planalto. Ele que é foragido do CDP de Candelária, é acusado de praticar assaltos a carros em Natal e Parnamirim em parceria com outro homem que está sendo procurado pela Polícia.

Na posse do acusado, que foi levado a Delegacia de Plantão da Zona Sul junto com parte do material subtraído, foram encontrados dois veículos roubados (um Ford Fiesta vermelho e um Fiat Strada de cor branca), duas espingardas de calibres 28 e 44, munições além de pertences das vítimas.

A Polícia investigava o crime desde a quinta-feira (10) quando recebeu a primeira denúncia de assalto a mão armada feito por dois homens, onde foi levado o Fiesta. O crime aconteceu por volta das 20h no bairro de Emaús, em Parnamirim.

Já na noite de ontem, o Centro Integrado de Operações de Polícia - Ciosp registrou mais um assalto, dessa vez de um Fiat Strada em Potilândia. O crime foi feito por meio de um veículo semelhante ao roubado na ocorrência do dia anterior e também por dois homens.

“Em patrulhamento pelo conjunto Leningrado nós encontramos os dois veículos numa casa simples, escondidos sob uma lona e um lençol. Revistamos e conferimos que as placas correspondiam com as denúncias registradas esta semana pelo Ciosp”, contou o soldado Manassés Cristiano do 9BPM.

As vítimas dos assaltos reconheceram João Maria, que ainda roubou mais R$ 1.500 em dinheiro, bolsa com documentos, equipamentos de som, aparelho de DVD , calotas e a chaves de um dos carros. Todo este material ainda não foi encontrado pela polícia que ainda está em diligências para encontrar o suposto comparsa do acusado.

Aldair da Rocha: "a Secretaria de Segurança tem que do zero"




Com larga experiência em Segurança Pública, o ex-superintendente da Polícia Federal do Ceará, resolveu aceitar um novo desafio para sua carreira. Pela primeira vez, ele assume o cargo de Secretário de Segurança de um Estado, e este é o Rio Grande do Norte. Aldair da Rocha tem uma espinhosa missão pela frente, a começar pela organização de um sistema que ainda desconhece o sentido da palavra integração. A sua gestão na pasta começa com dificuldades financeiras, uma vez que a ordem no novo governo, é cortar gastos. Rocha aposta na “criatividade” para iniciar o trabalho.

Diógenes Dantas – Há muito tempo o Rio Grande do Norte figura no roteiro do tráfico de drogas, e as apreensões são sucessivas. Como o senhor pretende atuar nesta área?

Aldair da Rocha – Eu comecei a trabalhar em São Paulo na Polícia Militar e, lá, uma das minhas principais funções era a repressão ao tráfico de drogas. Desde aquela época, isso já faz 15 anos, um dos melhores caminhos para combater é a prevenção. Temos que partir para projetos que atendam à criança e ao adolescente, como o Proerd (Programa Nacional de Resistência às Drogas e à Violência), que é nacional, mas aqui no Rio Grande do Norte está muito à frente de outros estados. A nossa intenção é interiorizar esse programa. A gente tem um ciclo que trabalha no controle às drogas: a prevenção, e quando esta falha, nós temos que atuar repressivamente. Depois vem o tratamento para àqueles que desejam sair desse mau caminho e, por fim, a reinserção desse pessoal.


DD – Até que ponto as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo do Estado vão interferir na implantação de políticas públicas na área de Segurança?

AR – Nós sabemos das dificuldades iniciais do Governo, mesmo assim, com criatividade e inovação, pretendemos superá-las. Mesmo porque para trabalhar com prevenção não é necessário tanto dinheiro, e sim, dedicação e motivação dos profissionais que trabalham nesta área.

DD – A equipe econômica do Governo já informou quais cortes fará na sua pasta?

AR – Nós sabemos das dificuldades, e vamos colaborar com o restante da administração. Mesmo assim a governadora Rosalba Ciarlini sinaliza uma atenção muito grande à Segurança Pública. Acredito que nós conseguiremos discutir esse assunto diferentemente das outras pastas. Tenho certeza de que a governadora dará uma prioridade maior para a Segurança Pública, Saúde e Educação. Então dentro das possibilidades, ela vai atender a essas áreas.

DD – Mas ainda não falaram em cortes com o senhor?

AR- Os cortes existem, mas a gente vai trabalhar com o que pode. No geral, foi anunciado em torno de 30% de cortes, que vão atingir todas as secretarias de forma linear. Depois vamos tratar diretamente com a governadora Rosalba Ciarlini, e tentar restabelecer o nosso orçamento.

Thyago Macedo – No último fim de semana a polícia realizou uma operação em Goianinha, que resultou na morte de dois criminosos e outros seis foram presos. Eles eram responsáveis por vários roubos à caixas eletrônicos no interior do Estado. Com base nessas dificuldades estruturais que o senhor citou, como pretende dar continuidade ao trabalho e evitar que o interior continue sendo alvo da criminalidade, devido as facilidades que encontra lá?

AR – A prisão desse bando servirá para causar um impacto nessas quadrilhas que atuam pelo interior do Estado. Eu acredito que vai minimizar o problema quanto a esse tipo de assalto a banco. Mas a insegurança no interior continua. A gente sabe da fragilidade na segurança das cidades do interior. Temos um programa que vai contar, sem dúvida, com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), através do Pronasi (Programa Nacional de Segurança Pública). Infelizmente ou felizmente, nós temos que trabalhar com 80% de orçamento da União e 20% seria o que corresponde ao Estado.

DD – Há a necessidade urgente de convocação de novos policiais, inclusive, os aprovados no último concurso cobram as nomeações. Como o senhor vai tratar essa questão que vem de outros governos?

AR – Logo no início da gestão, a governadora sinalizou a convocação deste pessoal. Infelizmente as finanças do Estado não estão de acordo com aquilo que era previsto. Mas eu acho que nos transcorrer desse ano, esse pessoal será chamado, inclusive, não temos outra alternativa. Temos que colocar a polícia civil, a judiciária, em todas as comarcas que são 65 pelo interior e, dessas, 25 trabalham de forma precária e em outras 40 não existe a polícia judiciária. Então nosso trabalho durante esse ano será a convocação desse pessoal e realocá-lo em cada comarca do interior. Onde você encontra um juiz, um promotor, tem que ter a polícia judiciária para fazer o sistema criminal funcionar.

DD – Pelo menos nessas 65 comarcas, porque o Rio Grande do Norte tem 167 municípios, não dá para atender a todos eles.

AR – A prioridade é das comarcas.

DD – E a convocação desses concursados vai depender da melhoria das finanças do Estado?
AR – Exatamente. Nós passamos por um momento muito difícil, inclusive de responsabilidade fiscal. Estamos no limite legal de gastos com pessoal, e eu acredito que logos as finanças melhorem nós receberemos um sinal verde para a nomeação desse pessoal.

Thyago Macedo – Os servidores do Itep deflagraram uma greve na terça-feira (8), uma das reclamações é o corte das gratificações e adicional pelo trabalho noturno. Como será feita essa negociação?
AR – O órgão que a gente precisa melhorar muito é o Itep. Com o transcorrer dos anos ele foi utilizado inadequadamente. Foram muitas incursões políticas naquele órgão, o que o desfigurou totalmente. Nós podemos afirmar para você que hoje não temos uma polícia técnica no Estado do Rio Grande do Norte. Continuamos com uma deficiência muito grande, e são leis que vieram para beneficiar alguns setores, médicos, e outro pessoal que trabalha no Itep, dando gratificações de plantão de adicional noturno, o que a legislação prevê, mas infelizmente detectamos a deterioração desse sistema. As gratificações de plantão foram implantadas nos salários de todos os funcionários do Itep de forma irregular e ilegal, inclusive temos conhecimento de adicionais noturnos concedidos a funcionários que trabalhavam de dia. Não tem mais como continuar com essa situação.

DD – E o senhor pretende rever tudo isso?
AR – É um trabalho demorado, passo a passo, mas já está sendo feito. Devolvemos para a prefeitura um número excessivo de funcionários que estavam cedidos aquele órgão. Para se ter uma idéia, nós tínhamos ali um gasto aproximado – só com as gratificações e adicional noturno – de 1 milhão de reais, quando oficialmente, deveria está em torno de 500 mil reais.

DD – O senhor já definiu a nova direção do Itep?
AR- O critério foi puramente técnico, o Dr. Nazareno que assumiu o órgão é um profissional da Medicina Legal e trabalha no órgão há mais de 30 anos. Ele já formou a sua equipe, e a ordem dada pela governadora foi a de que fosse feita uma limpeza no órgão para começarmos a trabalhar. Se você for verificar, o Itep não existe nem legalmente. Não podemos nem fazer concurso para peritos, por exemplo, porque não existe a Lei Orgânica que o regulamenta.

DD – Como o senhor pretende minimizar a atuação de quadrilhas nas divisas do Rio Grande do Norte com estados como a Paraíba e Ceará?
AR – Eu venho da Polícia Federal e nós somos acostumados com esse problema de fronteiras. Eu trabalhei no Mato Grosso, no Amapá, e realmente a extensão territorial do Brasil é muito grande. No caso das divisas do Rio Grande do Norte com os estados do Ceará e da Paraíba, temos que estabelecer bases nesses locais. Estamos recebendo da Secretaria de Tributação alguns pontos que eram usados para fiscalização e estamos transformando em postos de controle da Polícia Rodoviária Estadual. Pretendemos reforçar esses pontos nas estradas que ficam exatamente nas divisas. A Polícia Militar estará presente, fazendo o trabalho preventivo e dando apoio, inclusive, para a fiscalização da Secretaria de Tributação.

Thyago Macedo – Quase que diariamente ocorrem vários homicídios, inclusive, com a presença de grupos de extermínio que têm a participação de policiais. Ao montar a sua equipe, o senhor pensou na corrupção dentro da própria polícia?
AR – Nós vamos agir para valorizar e dar boas condições de trabalho aos bons policiais. Os desvios de conduta serão punidos rigorosamente. Nós vamos implantar dentro da corregedoria um trabalho aprimorado de averiguação e investigação em cima desse desvio de conduta muito grave que é a formação de grupos de extermínio.

DD – O senhor já tem uma investigação avançada em torno desses grupos de extermínio?
AR – Eu tenho um trabalho junto a polícia federal local, que está me fornecendo homens que vão trabalhar na nossa inteligência. Vamos trabalhar com a troca de informação entre as instituições, procurando um contato muito firme com o Ministério Público, sem dar trégua para esses maus policiais.

DD – Para driblar esses problemas financeiros aqui no Estado o senhor vai contar com os recursos federais. Quando pretende ir à Brasília?
AR – A Secretaria Nacional de Segurança Pública também está sendo reestruturada. Temos uma nova secretária, a Regina Miki, e precisamos nos aproximar dela, que também está formando sua equipe. Eu já tive uma experiência com essa senhora, quando trabalhei na Polícia Militar em São Paulo, numa área muito conflituosa que era a cidade de Diadema.

DD – Então, se trata de uma pessoa que o senhor já conhece de outras missões?
AR - Há mais de 20 anos que eu a conheço, e sei da capacidade dessa pessoa que é muito inteligente e dedicada, e também está formando a sua equipe. Então, estamos aguardando a poeira baixar para fazermos essa viagem a Brasília. Mas na próxima semana estarei fazendo esse contato pessoal com ela.



DD – Mas a sua prioridade neste momento seria qual?
AR – Nós temos que trabalhar a integração entre as polícias. Nós vamos fazer um projeto para que, principalmente, nessas comarcas do interior do estado a gente possa construir unidades integradas de polícia. Seria um prédio onde você teria a Polícia Militar e Civil trabalhando juntas.

DD – Há algum plano de implantação de Unidades de Polícia Pacificadora – UPP’s em bairros como Mãe Luiza aqui em Natal?
AR – Nós já estamos trabalhando neste sentido. Na verdade, UPP foi um nome dado aquelas unidades no Rio de Janeiro, mas o Pronasi – Programa Nacional de Segurança Pública, prevê e apóia a instalação dos chamados Territórios da Paz. Em primeiro lugar seriam realizados estudos em áreas de conflito, estabeleceríamos ações políticas na área social, na área de cultura e a segurança entraria, obviamente, com a sua participação. Nessas áreas de conflito, o que existe é o afastamento do Estado. O jovem não tem um esporte para praticar, as crianças vivem pela rua sem atenção. Então seria a entrada do Estado nessas áreas.

DD – A imprensa já mostrou, tanto em Mossoró quanto em Natal, algumas áreas em que os traficantes tomam conta, a ponto da Polícia nem conseguir entrar nelas. Há alguma previsão de implantação dessas unidades aqui no Estado?
AR – Nós estamos trabalhando junto com a Polícia Militar neste sentido, estamos começando do zero. Ainda não temos nenhum projeto, mas vamos elaborar com o objetivo de delimitar áreas que se coincidam porque, infelizmente, as estatísticas no Estado são deficientes. A gente não encontra uma área de um batalhão, coincidindo com uma área de Delegacia de Polícia. Temos que tratar a segurança de uma forma mais séria. O bairro de Mãe Luiza, por exemplo, os próprios profissionais da Segurança aqui de Natal afirmam que já é uma área mais tranqüila do que no passado. Existem outras áreas muito mais violentas aqui na capital.

Homem é assassinado em estrada de São Gonçalo do Amarante

A polícia registrou na madrugada deste domingo, o homicídio de um pedreiro identificado por Domingos de Souza do Ó, 23 anos, na área conhecida como estrada do Fio, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O corpo foi encontrado com diversas marcas de tiro, principalmente na cabeça. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime e suspeitos.

Quatro detentos fogem do CDP da Ribeira durante a madrugada

Na madrugada deste domingo, quatro detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória da Ribeira , em Natal. Os foragidos foram identificados por César da Silva, Gilberto da Silva, João Faustino e Paulo César.

Esta é a segunda fuga da unidade prisional registrada neste ano, a última havia sido registrada no dia 28 de janeiro onde fugiram Francisco Charlison Alves da Silva, acusado de assalto, e Carlos Eduardo Paiva Rodrigues, acusado de latrocínio. Na oportunidade, a diretora da unidade Dinorá Simas, declarou ao Diário de Natal que atribuia as frequentes fugas no CDP da Ribeira à estrutura falha do prédio. Segundo ela, somente no ano passado, seis fugas aconteceram no local.

Total de visualizações de página